Estátua de padroeira amanhece com máscara e capa do Batman
A estátua de Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira da cidade de São Leopoldo (a cerca de 40 km de Porto Alegre) e representação da Mãe Oxum para religiões africanas, amanheceu nesta terça-feira (12) vestida com uma máscara e uma capa do Batman. Autoridades e moradores do município repudiaram o episódio, classificado como uma manifestação de intolerância.
A imagem fica localizada na praça do Imigrante, no centro da cidade, desde o final da década de 1940, e é vestida com uma pequena capa amarela. Na última sexta-feira (8), ela recebeu oferendas e uma nova capa em comemoração ao dia da padroeira – data que é feriado municipal em São Leopoldo.
Quatro dias depois, porém, a estátua acabou sendoalvo do que o secretário de Turismo e Cultura de São Leopoldo, Pedro Vasconcellos, classificou como vandalismo. "A hipótese é de intolerância religiosa. A imagem é um símbolo do sincretismo, sendo cultuada por católicos, umbandistas e pelo candomblé. No dia 8 eles fizeram oferendas, colocaram homenagens, e a gente suspeita que o ato seja em protesto a este sincretismo. O povo está muito chateado", disse ele ao UOL.
Nas redes sociais, o prefeito Ary Vanazzi (PT) também repudiou o incidente. "Uma sociedade mais justa e humana se constrói com respeito à diversidade", escreveu. "Nossas diferenças de visão de mundo são naturais e fazem parte de uma sociedade democrática. Mas para que possamos trilhar um caminho mais seguro e tranquilo é fundamental o respeito à convivência".
A prefeitura se apressou a retirar a fantasia da imagem ainda na manhã desta terça. Pedro Vasconcellos, que foi ao local coordenar o processo, disse que câmeras de segurança serão usadas para tentar identificar os responsáveis e evitar que episódios como este voltem a acontecer. "Crime não há porque não houve depredação do patrimônio público e histórico. É mais uma contravenção que crime."
Ato de repúdio
A população de São Leopoldo reagiu com indignação ao episódio envolvendo a estátua e organizou um ato de repúdio a ser realizado às 19h desta terça. Seguidores das mais diversas religiões pretendem ir à praça do Imigrante dar um abraço simbólico na imagem.
"Não podemos acusar, mas se nota que foi atingido um monumento sagrado, uma representação de carinho e da fé de muitas pessoas do município. Várias pessoas se sentiram ofendidas", afirmou ao UOL o babalorixá Dejair Haubert, integrante do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana e do grupo interreligioso de diálogo da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos).
Para a publicitária Daniela Affonso, também moradora da cidade, o autor do vandalismo quis classificar a imagem como uma "bruxa ou feiticeira". "É um absurdo. Não dá para aceitar. Do feriado, que foi quatro dias atrás, todo mundo gosta. Agora respeitar a religião já é outra coisa", lamenta ela à reportagem.
O episódio com a estátua da padroeira de São Leopoldo remeteu a outro semelhante que aconteceu no início deste ano na própria cidade. O busto de Jacobina, uma líder religiosa e camponesa local, teve parte da estrutura queimada e foi vestido de presidiário. "Há quem diga que ela era uma bruxa. Houve uma certa polêmica em torno de sua instalação. Mas já recuperamos o busto. As pessoas precisam respeitar as diferenças", afirmou o secretário Pedro Vasconcellos.
Ainda nesta terça, a prefeitura de São Leopoldo emitiu nota contra o vandalismo e a intolerância. "Defendemos uma sociedade mais democrática e tolerante. Tanto o discurso de ódio quanto os atos que vilipendiam a fé alheia devem ser repudiados e combatidos para que possamos conviver nos melhores valores civilizatórios de humanidade, igualdade e fraternidade", diz o comunicado.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
