HGE investe no controle e melhor aproveitamento da farmácia à população
Atuação é para assegurar medicamentos no momento que o alagoano mais precisar e aprimorar sistema capaz de monitorar materiais que chegam à Farmácia Central
O Hospital Geral do Estado (HGE) investe no controle e melhor aproveitamento dos insumos. Prova disso é que o Serviço de Tecnologia da Informação construiu e aprimorou um sistema capaz de monitorar todos os materiais que chegam à Farmácia Central e informar os locais onde há necessidade de reabastecimento.
O resultado do GestHosp é uma economia mensal que se aproxima a R$ 200 mil, pois evita o desperdício e permite o monitoramento dos farmacêuticos quanto à melhor utilização. Ele também permite que os profissionais de saúde tenham acesso a informações sobre a disponibilidade dos insumos, a exemplo de esparadrapos, máscaras, toucas, sapatilhas, luvas, fitas de teste de glicemia e outros.
“Nós capacitamos as equipes e instalamos novos computadores para utilização do GestHosp. Através desse sistema, também conseguimos monitorar, com maior clareza, os gastos financeiros de cada setor, temos acesso a quem prescreveu e solicitou os materiais e acompanhamos as decisões de alta médica, óbito e transferência. Contudo, podemos prever, com antecedência, o que está para acabar e, assim, providenciar novos materiais médicos”, explicou a coordenadora da Farmácia do HGE, Michelle Oliveira.

A gerente do HGE, Marta Mesquita, acrescenta que o sistema também permite um controle rigoroso na qualidade dos atendimentos. “O bom gerenciamento desses recursos é importantíssimo para afastar falhas, reduzir custos e garantir o armazenamento suficiente para nossos pacientes”, argumentou.
Vale ressaltar que os insumos hospitalares e medicamentos têm custos muito altos e os recursos em quaisquer hospitais, público ou privado, são cada vez mais limitados e controlados. “Sendo assim, o principal desafio é garantir a disponibilidade de produtos no momento que o alagoano mais precisa, que é o de doença. Para conquistar esse objetivo, iniciamos um planejamento de gestão, que apontou os principais aspectos determinantes para um estoque eficiente”, justificou a gerente do maior hospital público de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
