Segurança

Segurança nos presídios de Alagoas é intensificada

Controle dentro e fora dos presídios, intensificação das operações e investimentos profissionais refletem na custódia dos apenados

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 06/01/2018 11h11
Segurança nos presídios de Alagoas é intensificada
Segurança nos presídios de Alagoas é intensificada - Foto: Assessoria

Com planejamento e ações pontuais, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem garantido a ordem e disciplina nos presídios. Em 2017, diversas ações foram desencadeadas para fiscalizar a conduta dos reeducandos e cumprir as determinações da Lei de Execução Penal (LEP). Como resultado houve uma diminuição nos incidentes nos presídios.

Entre 2016 e 2017, houve uma redução de 34,5% nas fugas. Para alcançar esse resultado, os agentes penitenciários intensificaram as operações nos módulos dos presídios. Nas varreduras, itens ilícitos foram localizados e retirados de circulação.

Outra prática que merece destaque ocorreu por meio da Inteligência da Seris. Somente em 2017, mais de seis mil internos foram movimentados nos presídios, sem intercorrências operacionais.

O agente penitenciário e chefe especial das Unidades Penitenciárias, Milton Pereira, destaca o empenho e capacidade operacional dos agentes. “As operações garantem a manutenção da ordem, segurança, disciplina e vigilância nos presídios. Estamos sempre observando atentatemente a conduta da população carcerária. Desta forma prevenimos toda e qualquer ação criminosa contra a ordem e a disciplina do sistema penitenciário”, explica.

Pereira acrescenta que as ações culminam com um ambiente digno e favorável para atingir o resgate social. “Alagoas é referência nacional na custodia e ressocialização dos internos. Neste ano buscamos intensificar os esforços para manter o foco e promover a disciplina, educação, responsabilidade social e os direitos humanos no cárcere”, completa.