Seduc apresenta modelo pedagógico para ensino fundamental integral
Proposta inclui ateliês pedagógicos, ofertas eletivas e oito horas de aula por dia
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu esta semana as cinco escolas estaduais que ofertarão o ensino integral para o nível fundamental no ano letivo 2018. Na ocasião, a gerente de Educação Básica da Seduc, Fabiana Dias, apresentou a propostas aos gestores das escolas estaduais Anaias de Lima, Virgínio de Campos, Vitorino da Rocha, Teotônio Vilela e Edmilson Pontes, todas de Maceió.
A oferta do ensino integral para o nível fundamental foi a grande novidade da matrícula da rede estadual pata o ano letivo 2018. Os alunos que estudarão nessa modalidade terão oito horas de aula por dia e diversas atividades que incrementarão e enriquecerão seu aprendizado.
Aprendizado interativo
Dentre as novidades estão os ateliês pedagógicos, onde os componentes curriculares serão trabalhados de forma interativa, permitindo que o aluno tenha uma vivência prática do conteúdo. Ao todo, serão seis ateliês: Leitura e Escrita; Artes e Produção Cultural; Experiências Matemáticas; Experiências Científicas; Humanidades e Cultura Corporal.
Assim como ocorre no ensino médio, o ensino fundamental integral também contará com a oferta de disciplinas eletivas que trazem novas aprendizagens para o estudante. Para o nível fundamental, a oferta eletiva está dividida em três vertentes: Artes, Educação Física e Ciências da Natureza. Cada aluno deverá cursar 2 horas em cada uma destas eletivas, totalizando seis horas semanais.
“Também contaremos com projetos integradores desde o 1º ano do fundamental, pois queremos despertar no estudante a prática da pesquisa, fazendo com que se relacione com sua comunidade e território. Também almejamos estimulá-los na construção de seu projeto de vida”, adianta Fabiana Dias.
Descoberta de talentos
Presente à reunião, Clarice Chagas, diretora da Escola Estadual Virgínio de Campos, terá 250 alunos inseridos na modalidade. Ela fala que o modelo de ensino abre novas perspectivas e diz que a comunidade da Ponta da Terra, onde a unidade de ensino está localizada, recebeu positivamente a implantação do sistema.
“O ensino integral nos permitirá descobrir e incentivar muitos talentos. A comunidade escolar demonstra bastante interesse por esta modalidade e vem buscando informações. Por isso, em fevereiro, assim que começarmos as aulas, teremos um momento com mães e pais para a apresentação de como será a nossa oferta do integral”, revela Clarice.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
