Alerta de tsunami emitido após terremoto no Alasca é retirado
Terremoto de magnitude 7,9 forçou moradores da região a fugir para o interior em busca de abrigo.
Autoridades retiraram nesta terça-feira (23) os alertas de tsunami impostos para a Costa Oeste dos Estados Unidos e o oeste do Canadá após um terremoto de magnitude 7,9 que atingiu o Golfo do Alasca, forçando moradores da região litorânea do Estado norte-americano a fugir para o interior em busca de abrigo ante a possibilidade de ondas avassaladoras.
No Alasca, moradores se concentraram em escolas e outros abrigos após o tremor ocorrido pouco depois da meia-noite (7h no horário de Brasília).
Foram emitidos alertas para moradores até mesmo da distante San Francisco para a possível necessidade de retiradas das áreas litorâneas, mas por volta das 11h15 (de Brasília).
O Serviço Nacional do Clima dos EUA retirou todos os alertas de tsunami para Califórnia, Oregon, Washington e Alasca. Autoridades canadenses também retiraram um alerta que havia sido declarado para a Colúmbia Britânica.
Moradores correram para abrigos na ilha de Kodiak, no Alasca, o ponto de terra mais próximo do epicentro do tremor registrado a 250 quilômetros a sudeste de Chiniak, a uma profundidade de 25 quilômetros --considerado raso--, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS).
Não houve relatos de imediato sobre danos ou feridos devido ao tremor, que teve magnitude inicial medida como de 8,2.
"As pessoas estão bem", disse Neil Hecht, diretor-assistente da Kodiak High School, que forneceu abrigo para centenas de pessoas. "O ânimo está elevado".
Uma rádio local na ilha de Kodiak chegou a fazer um apelo aos moradores para fugirem das áreas litorâneas. "Esse é um alerta de tsunami. Não é um exercício. Por favor fujam para terrenos elevados", disse o locutor da rádio pública KMXT. "Apenas vão para o alto".
Terremotos de magnitude similar não são incomuns no Alasca, que é sísmicamente ativo. O Estado registrou 11 tremores com uma magnitude de 7 ou mais dentro de um raio de 600 quilômetros do terremoto desta terça-feira no último século, de acordo com Zachary Reeves, um sismólogo da USGS em Golden, no Colorado.
O maior terremoto já registrado nos EUA foi um tremor de magnitude 9,2 no Alasca em março de 1964, causando ondas de mais de 30 metros de altura que mataram 131 pessoas.
Veja também
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
