Eduardo Braga busca solução para migração de empresas brasileiras para o Paraguai
Segundo ele, indústrias brasileiras têm se instalado no país vizinho devido aos impostos mais baixos
Preocupado com transferência de operações de empresas brasileiras para o Paraguai, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) pediu em Plenário, nesta quinta-feira (8), o apoio dos senadores para a criação de comissão externa de senadores para averiguar in loco a situação e propor soluções. Segundo ele, indústrias brasileiras têm se instalado no país vizinho devido aos impostos mais baixos e à energia barata gerada pela Usina de Itaipu.
De acordo com o senador, sete em cada dez indústrias que se instalaram no Paraguai nos últimos cinco anos são brasileiras. O número de empresas que pediram informações sobre como operar no país vizinho cresceu quase 64% em 2017, tendo sido realizadas 445 consultas contra 272 em 2016.
Braga destacou que os produtos gerados por estas indústrias têm o Brasil como principal mercado e chegam ao país sem pagar impostos de importação. Para o senador, é urgente encontrar uma solução para a fuga de investimentos e a perda de postos de trabalho no Brasil:
— As ditas zonas de maquila já geram 11 mil empregos que poderiam estar sendo gerados no Brasil. Estou pedindo a aprovação de um requerimento, com a anuência dos líderes, para verificarmos in loco o que está acontecendo. É um movimento que vai atingir nãos apenas a Zona Franca de Manaus, mas deslocar investimentos do Rio Grande do Sul. Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul.
O requerimento está na pauta do Plenário.
Veja também
Últimas notícias
Após agredir companheira, homem se esconde embaixo da cama para evitar ser preso em Igaci
Foragido da Justiça por homicídio é preso na parte alta de Maceió
Vorcaro é preso em nova fase da operação da PF sobre Master
Acusado de homicídio em Matriz de Camaragibe é preso em Maceió
Paciente psiquiátrica ameaça marido e filha e polícia é acionada em Arapiraca
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
