Estado reduz 50% da dívida e é o quarto do Brasil em superávit, com nota BB-
Alagoas alcançou a nota BB- igual à do Brasil pela agencia de classificação de risco do mundo, a Standard & Poor’s
O Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), divulgou para a imprensa dados que mostram que Alagoas apresentou crescimento fiscal durante os últimos três anos, em relação aos outros estados da federação. A coletiva ocorreu na manhã desta sexta-feira (09), no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
De acordo com os dados disponibilizados, no ano de 2014, Alagoas estava na 21ª posição, com -4,67%, do superávit operacional e após investimentos. Já em 2015, passa para a 2ª posição, com 11,59%; 2016 continua na segunda posição, mas com 14,74% e em 2017, ainda na segunda posição, com 4,95%.
Em relação a receita registrada entre 2014 e 2017, Alagoas apresentou o melhor desempenho em relação ao Paraná, Ceará, Maranhão e o Piauí. Os quatros estados que tiveram o melhor resultado em relação aos demais, juntos não somam a classificação de Alagoas. Enquanto os demais estados apresentaram dados negativos.
Já em relação a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida, Alagoas fica na quarta posição, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em 2015 essa relação foi de 167%, em 2016 103% e 2017 95%.
Durante esses anos, Alagoas conseguiu conseguiu ser incluso no Sistema de Garantias da União, o Tesouro Nacional, saindo da posição “D” em 2014, passando para “B” em 2016. Em relação ao Ranking de Competitividade dos Estados, Alagoas conseguiu a segunda posição com nota 98,0, Ficando acima da média de crescimento do Brasil, com 62,3.
Para o governador Renan Filho, esse resultado é muito significado já que o estado está localizando na parte mais pobre do Brasil. “Alagoas antes do nosso governo sempre teve avaliação D, fomos para C, e agora, mudamos para B. Ter uma análise de risco semelhante à analise nacional, demostra que Alagoas tem feito o dever de casa”, ressalta.
O secretário da Fazenda, George Santoro, disse que para ele o estado começa a ser observado com outros olhos pelos investidores. “Ganhamos uma credibilidade internacional da gestão como um todo e isso faz com que o investidor olhe Alagoas com outros olhos. A gente tem procurado trazer mais matrizes para o Estado e recuperar as que já existem”, comenta o secretário.
Alagoas alcançou a nota BB- igual à do Brasil pela melhor agência de classificação de risco do mundo, a Standard & Poor’s.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
