Operação Lei Seca divulga balanço das ações no carnaval 2018
A Operação contou com a participação de 18 policiais militares escalados por dia
A Operação Lei Seca, formada por equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) em conjunto com os agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL), ampliou as ações de fiscalização e conscientização durante o Carnaval de 2018. Entre a tarde do dia 10 de fevereiro e a madrugada desta quarta-feira (14), 796 motoristas foram abordados, sendo 142 multados, em todo o Estado.
A Operação contou com a participação de 18 policiais militares escalados por dia, distribuídos em turnos de doze horas, com o apoio de nove viaturas e uma van tipo PAC Móvel. Na ocasião, os índices de alcoolemia foram aferidos por meio de etilômetros (bafômetros).
Atendendo aos carnavais de Maceió, Marechal Deodoro (Praia do Francês); Jequiá da Praia; Coruripe (Pontal do Coruripe), Maragogi, Murici, São José da Lage, Barra de Santo Antônio e São Miguel dos Milagres, a ‘Lei Seca’ registrou, no total, 142 autos de infrações, 19,3% a mais em relação ao mesmo período do ano de 2017. Foram recolhidas seis carteiras de habilitação e 229 condutores flagrados dirigindo sem CNH, fato bastante preocupante.
Este ano, as equipes aplicaram 823 testes de “bafômetro” em uma margem de aproximadamente 800 veículos abordados, cuja ação contou ainda com o importante apoio da equipe de inteligência do Detran. Dentre os condutores convidados a realizarem o teste, 27 foram autuados por recusa simples – não apresentavam indícios claros de embriaguez e negaram submeter-se ao teste do etilômetro; outros 12 condutores submetidos ao teste do etilômetro apresentaram leitura entre 0,05 e 0,33 mg/l, ensejando a aplicação de medidas administrativas (art. 165 do CTB), enquanto oito foram flagrados com índice de alcoolemia acima de 0,33 mg/l, sendo conduzidos à delegacia por crime de trânsito, conforme art. 306, do CTB.
Ainda segundo os dados apresentados pelo coordenador da Operação da Lei Seca em Alagoas, capitão Emanuel Costa, “os dados revelam que a Polícia Militar intensificou as fiscalizações no período festivo para evitar que a mistura entre álcool e direção pusesse em risco a vida dos usuários das vias de trânsito urbanas”, declarou o oficial.
Veja também
Últimas notícias
Uncisal será expandida e ofertará curso de Medicina em Delmiro Gouveia
DEA é acionado para resgatar vítimas de acidente na BR 101, em Joaquim Gomes
Justiça mantém prisão de policial penal suspeito de matar empresária alagoana
[Vídeo] DMTT anuncia mudança em famoso cruzamento no Jacintinho a partir de domingo (29)
SMTT implanta mudanças no trânsito e instala novo semáforo em Arapiraca
[Vídeo] Motorista flagra lixo sendo transportado de forma irregular na AL-115
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
