Saúde

Anvisa suspende e interdita lotes de três medicamentos

Por Redação com Anvisa 27/02/2018 11h11
Anvisa suspende e interdita lotes de três medicamentos
Anvisa suspende lote de três remédios - Foto: Pixabay

Em decisão publicada na última segunda-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender dois lotes de medicamentos e interditou cautelarmente o lote de um terceiro remédio. Segundo a Anvisa, todos os casos foram motivados pelos resultados insatisfatórios identificados no controle de qualidade dos produtos (Somaflex, Unasyn e Cloridrato de Propanolol).

Somaflex

Foi determinada a suspensão do lote 917278 do medicamento Somaflex (diclofenaco sódico) 100mg, comprimido revestido, fabricado pela empresa EMS. Sigma Pharma Ltda. Conforme Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, o lote 917278, com validade 11/2018, apresentou resultado insatisfatório para a análise de aspecto.

O Somaflex e o Unasyn tiveram um lote suspenso cada. O genérico Cloridrato de Propranolol sofreu interdição cautelar também em um lote.

Unasyn

O medicamento Unasyn, sulbactam sódico + ampicilina sódica, pó para solução injetável, 1,0 G + 2,0 G; teve o lote N1791505 suspenso. A decisão foi tomada depois que a própria empresa identificou um corpo estranho dentro de um frasco do lote N1791505 do produto.

A empresa fabricante Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda. comunicou o recolhimento voluntário. Assim, está suspensa a distribuição, comercialização e o uso do lote do produto em todo o território nacional.

Cloridrato de Propranolol

Também foi interditado o medicamento genérico Cloridrato de Propranolol, 40mg, comprimido, lote 211151 (Val. 02/2019), fabricado pela empresa Pharlab Indústria Farmacêutica SA. O produto apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de rotulagem secundária e aspecto, que avaliam a aparência e as características físicas do produto respectivamente.

O laudo foi emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do DF como parte do programa Proveme, que coleta e avalia medicamentos disponíveis no mercado. Como medida preventiva, foi determinada a interdição cautelar do lote 211151 do medicamento até a verificação de informações adicionais. Nos três casos acima, somente os lotes citados estão suspensos ou interditados. 

Os demais lotes dessas empresas ou produtos de outros fabricantes continuam liberados.