MPE se reúne com PM, representantes da FAF, CRB e CSA e liberam torcida mista no clássico de domingo (04)
Na reunião, realizada nesta terça-feira (17), foram definidas diretrizes para o jogo de domingo (04)
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) quer a garantia da paz, no Estádio Rei Pelé, durante o clássico entre CSA x CRB programado para o dia 04 de março. Para isso, a promotora de Justiça , Sandra Malta Prata Lima, da Promotoria de Justiça do Torcedor, reuniu , na tarde desta terça-feira (27), na sede da instituição, representantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o presidente da Federação Alagoana de Futebol, bem como representantes do Clube de Regatas Brasil (CRB) e do Centro Sportivo alagoano (CSA). Foi definido a contratação de segurança privada, o total de ingressos a serem vendidos e a liberação para o torcedor vestir a camisa do clube que defende, menos das torcidas organizadas.
A novidade mais esperada e tida como boa nova é a autorização para a presença dos torcedores dos dois clubes, mas a promotora é enfática ao falar sobre a decisão.
“Torcida única não é regra é exceção, mas quem vai dar o tom é o torcedor. A liberação para a presença das duas torcidas foi devido ao comportamento obtido no ano passado e será um teste para nossas decisões em relação às próximas partidas”, afirma a promotora Sandra Prata Lima.
A primeira discussão da reunião tratou da conscientização da torcida e, sobre o assunto, o capitão PM Iraque sugeriu aos dirigentes dos clubes a realização de uma campanha pela paz nos estádios para que seja mantida a ordem antes, durante e depois dos jogos. O lema é tolerância e respeito.
Um problema que sempre foi discutido e agora passa a ser realidade diz respeito a questão da contratação de segurança privada, com cerca de 60 a 80 homens, atuando nas partidas ao redor do campo e ao longo da pista atlética, ou setor 1, para evitar invasões.
Em seguida, foi pontuada a limitação da venda de ingressos onde ficou definido que serão liberados 3.500 para visitantes (no caso o CSA), já que o mando de campo é do CRB, somados aos setores 5 e 6, mas com pendência que depende da vistoria a ser realizada nesta quarta-feira com todas as representações, cujo resultado deve ser comunicado à Promotoria do Torcedor. Para evitar conflitos, a Promotoria do Torcedor também traçou a forma de esvaziamento do estádio ficando a saída dos torcedores visitantes pela rampa 4.
Sobre a venda total de ingressos, esta será compatível com a capacidade do Rei Pelé que é para 17 mil pessoas, destas 15 mil pagantes e 2 mil sócio torcedores.
Torcida mista
Um decisão inovadora é a torcida mista nas cadeiras. A promotora Sandra Malta Prata Lima explicou que os acentos serão divididos e enumerados para acomodar as duas torcidas.
'A pretensão é a de companhar um jogo pacífico, civilizado. Estamos traçando diretrizes para evitar momentos constrangedores. Afinal, futebol é festa e estádio não é ringue para torcedores estarem se digladiando. Mas, se por acaso alguém sair do controle, estaremos de prontidão com o juizado e a delegacia”, ressalta a promotora Sandra Prata Lima.
Também ficou ajustado a intensificação na fiscalização aos ambulantes que ficam nas laterais do campo, bem como à contenção de cambistas.
Veja também
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
