Técnicos de saúde protestam por aumento na carga horária na Santa Casa de Maceió

Nesta quinta-feira (01), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) realizou um ato, na porta da Santa Casa de Maceió, unidade Centro, contra a mudança da carga horária dos profissionais da enfermagem. O caso já foi enviado ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
De acordo com o Sateal, no início de fevereiro, a direção da Santa Casa determinou que os profissionais passassem a cumprir jornada de 12h diurnas e obrigando-os a assinar o consentimento da alteração, sob pena de demissão.
Para o sindicato, a mudança da jornada para o período diurno, apesar de legal de acordo com a nova Lei Trabalhista, sobrecarrega os profissionais, ameaça na redução do quadro de trabalhadores e compromete a segurança e a qualidade da assistência aos pacientes.
“A Lei diz ainda que os profissionais não podem ter prejuízos. Além de dobrar pelo dia, os profissionais passarão a ter apenas 30 minutos de intervalo para alimentação e intervalo entre as jornadas”, destaca o presidente do Sateal, Mário Jorge.
Os profissionais já cumprem jornada de 12h no período noturno, mas, auxiliares e técnicos tem direito a descanso de 36h, além da folga semanal e feriados. Com a nova proposta, os profissionais passariam a dobrar a jornada (que atualmente é de 6h) e perdem o direito a descansos e folgas.
Atos acontecem em outras unidades de saúde
Além do ato na Santa Casa de Maceió, o Sindicato promoverá nos próximos dias ações contra jornadas de 12h diurnas no Hospital Maceió e na Santa Casa de São Miguel dos Campos. De acordo com o presidente, todas as unidades de saúde que resolverem trocar a jornada serão visitadas.
Veja também
Últimas notícias

Estado de Alagoas registra, junto com RJ, o menor crescimento populacional do país

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
