Geral

Técnicos de saúde protestam por aumento na carga horária na Santa Casa de Maceió

Por Redação com Assessoria 01/03/2018 17h05
Técnicos de saúde protestam por aumento na carga horária na Santa Casa de Maceió
Técnicos protestam por mudança na carga horária na Santa Casa de Maceió - Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (01), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) realizou um ato, na porta da Santa Casa de Maceió, unidade Centro, contra a mudança da carga horária dos profissionais da enfermagem. O caso já foi enviado ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com o Sateal, no início de fevereiro, a direção da Santa Casa determinou que os profissionais passassem a cumprir jornada de 12h diurnas e obrigando-os a assinar o consentimento da alteração, sob pena de demissão.

Para o sindicato, a mudança da jornada para o período diurno, apesar de legal de acordo com a nova Lei Trabalhista, sobrecarrega os profissionais, ameaça na redução do quadro de trabalhadores e compromete a segurança e a qualidade da assistência aos pacientes.

“A Lei diz ainda que os profissionais não podem ter prejuízos. Além de dobrar pelo dia, os profissionais passarão a ter apenas 30 minutos de intervalo para alimentação e intervalo entre as jornadas”, destaca o presidente do Sateal, Mário Jorge.

Os profissionais já cumprem jornada de 12h no período noturno, mas, auxiliares e técnicos tem direito a descanso de 36h, além da folga semanal e feriados. Com a nova proposta, os profissionais passariam a dobrar a jornada (que atualmente é de 6h) e perdem o direito a descansos e folgas.

Atos acontecem em outras unidades de saúde

Além do ato na Santa Casa de Maceió, o Sindicato promoverá nos próximos dias ações contra jornadas de 12h diurnas no Hospital Maceió e na Santa Casa de São Miguel dos Campos. De acordo com o presidente, todas as unidades de saúde que resolverem trocar a jornada serão visitadas.