Técnicos de saúde protestam por aumento na carga horária na Santa Casa de Maceió
Nesta quinta-feira (01), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) realizou um ato, na porta da Santa Casa de Maceió, unidade Centro, contra a mudança da carga horária dos profissionais da enfermagem. O caso já foi enviado ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
De acordo com o Sateal, no início de fevereiro, a direção da Santa Casa determinou que os profissionais passassem a cumprir jornada de 12h diurnas e obrigando-os a assinar o consentimento da alteração, sob pena de demissão.
Para o sindicato, a mudança da jornada para o período diurno, apesar de legal de acordo com a nova Lei Trabalhista, sobrecarrega os profissionais, ameaça na redução do quadro de trabalhadores e compromete a segurança e a qualidade da assistência aos pacientes.
“A Lei diz ainda que os profissionais não podem ter prejuízos. Além de dobrar pelo dia, os profissionais passarão a ter apenas 30 minutos de intervalo para alimentação e intervalo entre as jornadas”, destaca o presidente do Sateal, Mário Jorge.
Os profissionais já cumprem jornada de 12h no período noturno, mas, auxiliares e técnicos tem direito a descanso de 36h, além da folga semanal e feriados. Com a nova proposta, os profissionais passariam a dobrar a jornada (que atualmente é de 6h) e perdem o direito a descansos e folgas.
Atos acontecem em outras unidades de saúde
Além do ato na Santa Casa de Maceió, o Sindicato promoverá nos próximos dias ações contra jornadas de 12h diurnas no Hospital Maceió e na Santa Casa de São Miguel dos Campos. De acordo com o presidente, todas as unidades de saúde que resolverem trocar a jornada serão visitadas.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
