?Juizado da Mulher de Maceió lança Justiça Restaurativa nesta sexta (10)
O 4º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital lança a prática da Justiça Restaurativa na Unidade, nesta sexta-feira (10), às 10h, na sede da unidade, localizada no centro, próximo a Praça Sinimbú. O projeto acontece por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e o Centro Universitário Tiradentes (Unit).
De acordo com o juiz auxiliar da unidade, José Miranda Santos Júnior, o objetivo da Justiça Restaurativa é buscar a paz social entre as pessoas envolvidas, nesse caso, no delito de violência doméstica. “Não é uma conciliação. A intenção é que as pessoas envolvidas no processo de violência doméstica sigam seu caminho com coração tranquilo e deixam tudo que aconteceu para trás”, explicou o magistrado.
No dia do lançamento serão apresentados a estrutura, os integrantes do projeto e o curso de formação realizado pela Escola Superior da Magistratura (Esmal). Na ocasião, haverá ainda uma apresentação do coral do Poder Judiciário de Alagoas. O objetivo é ampliar a utilização da prática para outras unidades, posteriormente.
Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa é conhecida como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.
“A mediação vítima-ofensor consiste basicamente em colocá-los em um mesmo ambiente com segurança jurídica e física para que se busque um acordo que implique na resolução de outras dimensões do problema como, por exemplo, a reparação de danos emocionais”, afirma o juiz Asiel Henrique de Sousa, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, pioneiro no uso da técnica no Brasil.
A prática é incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio do Protocolo de Cooperação para a difusão da Justiça Restaurativa, firmado em agosto de 2014 com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
