Condomínio em Maceió é autuado pela prefeitura por crime ambiental
A poda e a supressão de árvores em áreas públicas e privadas de Maceió são fiscalizadas e monitoradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) para garantir que os serviços sejam executados conforme prevê a legislação vigente e com a devida autorização emitida por meio de laudo técnico. Este acompanhamento foi intensificado neste mês pela Semds, que na quinta-feira (15) flagrou um crime ambiental e autuou um condomínio residencial no complexo Benedito Bentes pelo corte ilegal de árvores.
De acordo com o agente de fiscalização da Semds, Rosivan Mendes, o flagrante foi registrado após uma denúncia anônima. O condomínio havia solicitado a supressão de seis árvores de espécies exóticas e, após a avaliação realizada por engenheiros agrônomos da Secretaria, foi constatado que os exemplares deveriam ser suprimidos em decorrência de danos gerados à infraestrutura e à rede elétrica nos locais do plantio. No entanto, segundo explica Mendes, o condomínio infringiu e fez o corte ilegal de outras duas árvores, sem qualquer avaliação.
O agente esclarece que, ao emitir a autorização para a supressão, a Semds firmou com o condomínio um Termo de Compensação Vegetal (TCV), instrumento legal que obriga o requerente a realizar um novo plantio para compensar o corte realizado. O TCV é firmado sempre que há a emissão deste tipo de autorização, para qualquer requerente, no entanto não foi cumprido pelo condomínio. Segundo acordado, para as seis árvores suprimidas com a autorização, outras 20 deveriam ter sido plantadas de acordo com padrões técnicos, o que não foi cumprido e gerou uma segunda autuação.
“Para cada árvore exótica suprimida, outras três devem ser plantadas. Para os exemplares nativos da Mata Atlântica, a compensação é de cinco árvores para cada supressão. No caso do condomínio, foram seis espécies exóticas suprimidas e o TCV estabeleceu o plantio de 20 novas árvores após o corte dos exemplares condenados, que foi realizado, mas de forma inadequada. Das 20 plantadas, apenas dez seguiam o padrão. As outras estavam em estatura menor que um metro e meio, além de terem sido plantadas em locais inadequados, abaixo da rede elétrica. Assim, foram duas autuações, uma pelo não cumprimento do TCV e outra pelo corte ilegal de duas árvores, que configura crime ambiental”, explica o agente.
Rosivan Mendes acrescenta que todo TCV é monitorado e fiscalizado durante um ano e, se constatada irregularidade, o requerente pode ser autuado e multado. Em relação ao condomínio, o profissional da Semds coloca as autuações foram emitidas com base nos artigos da Lei 4.305/94 e pela Resolução Normativa Sempma 01/2006. O prazo para a apresentação da defesa do requerente é de cinco dias uteis. Caso não haja manifestação ou a defesa seja indeferida pela assessoria jurídica da pasta, o condomínio deve ser multado. O valor da multa é de R$ 275,60 por dia de descumprimento das medidas definidas na autuação, recurso que será destinado ao Fundo Municipal de Proteção Ambiental.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
