Maternidade do Hospital Universitário fecha por tempo indeterminado
Motivo seria a superlotação da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal
A maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) será fechada, a partir desta segunda-feira (26), por tempo indeterminado. O anúncio foi feito nesta tarde, por meio da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com o anúncio, o motivo para o fechamento é a superlotação da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. No momento, existem 14 recém-nascidos internados, mas o hospital só dispõe de dez leitos para essa modalidade de internação.
A transferência das gestantes, com indicação de resolução absoluta, para outros hospitais foi solicitada pela gestão do HUPAA. Em ofício, enviado para a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal e Coordenação do Centro de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, o superintendente em exercício explica o motivo do fechamento temporário e solicita cooperação.
Leia abaixo nota na íntegra:
Com os nossos cumprimentos vimos respeitosamente comunicar do fechamento temporário da maternidade e Uti Neo do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes HUPAA-UFAL/EBSERH, em virtude de superlotação da UTI Neonatal. No momento com 14 RNs, porém nossa capacidade é de 10 leitos e com um agravante de não termos respiradores para atender essa demanda, colocando em risco iminente de termos um desfecho grave, que seria o óbito desses RNs.
No que diz respeito a nossa maternidade, estamos com 04 gestantes, incluindo 01 gemelar, internadas com indicação de resolução imediata e sendo necessário uma atitude urgente por parte dos gestores para transferência dessas gestantes, devido à ausência de condições para receber esses RNs.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
