Nova etapa da eleição de diretores das escolas estaduais começa nesta segunda (23)
Processo se estende até sexta-feira (27); gestores serão eleitos para atuarem nas unidades de ensino para o biênio 2018-2020
Começa na próxima segunda-feira (23) a segunda etapa do processo eleitoral de diretores gerais e adjuntos das escolas estaduais para o biênio 2018-2020. O pleito se estende por toda a semana, com encerramento na sexta-feira (27).
A apresentação das candidaturas foi realizada no período de 3 a 5 de abril, e, na ocasião, as inscrições foram efetuadas online. Estão aptos a votar os quatro segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, servidores e pais.
O processo de Gestão democrática teve início na rede estadual de educação no ano de 1999 e a primeira eleição de gestores ocorreu em 2001. A primeira etapa das eleições o biênio 2018-2020 aconteceu em março deste ano e os novos gestores foram empossados em 04 de abril em cerimônia no Centro de Convenções.
A superintendente da Rede Estadual de Ensino, Maridalva Campos, destaca a contribuição positiva que a modalidade de escolha de gestores por votação trouxe para as unidades de ensino. “O processo de Gestão Democrática possibilita a participação da comunidade escolar e a tomada de decisões compartilhadas”, ressaltou Maridalva.
O resultado da votação é divulgado de acordo com o término do turno escolar da unidade em que foi realizado o processo eleitoral. A posse oficial dos gestores ocorrerá em data a ser agendada por cada Gerência Regional responsável pelas unidades de ensino que participaram da segunda etapa das eleições para gestores.
Cronograma - Confira o cronograma para a segunda etapa de votação para os diretores do biênio 2018-2020:
23/04/2018 – Escolas estaduais de Maceió (1ª e 13ª Geres) e da região de Penedo( 9ª Gere);
24/04 – Escolas estaduais da região norte (Porto Calvo,10ª Gere), Vale do Paraíba (Viçosa, 4ª Gere), Vale do Mundaú (União dos Palmares, 7ª Gere), Região Metropolitana (12ª Gere) e região de Palmeira dos Índios (3ª Gere);
25/04 – Escolas estaduais do sertão (Santana do Ipanema, 6ª Gere e Piranhas, 11ª Gere);
26/04 – Escolas estaduais do Agreste (região de Arapiraca, 5ª Gere), Litoral Sul (São Miguel dos Campos, 2ª Gere) e Bacia Leiteira ( Pão de Açúcar 8ª Gere);
27/04 – Escolas que não puderam realizar o pleito na data estabelecida para a sua Gere.