Cultura

Saiba como foi a abertura da I Festa Literária do Graciliano Ramos

A população também poderá aproveitar uma variedade gastronômica, além de apreciar o artesanato produzido no bairro

Por Assessoria 26/04/2018 09h09
Saiba como foi a abertura da I Festa Literária do Graciliano Ramos
Abertura da I Festa Literária do Conjunto Graciliano Ramos - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Associação de Moradores do Graciliano Ramos e da Associação Cultural Alagoa do Sul, realizaram na noite desta quarta-feira (25), a solenidade de abertura da primeira Festa Literária do Graciliano Ramos (Fligraça). O evento será realizado até o próximo sábado (28) na praça central do bairro, onde estão sendo homenageados dois grandes ícones alagoanos, o escritor Félix de Lima Júnior (In Memoriam) e o cantor e compositor Djavan.

O local será palco de atrações culturais, saraus literários, contações de histórias e mesas de debates. A população também poderá aproveitar uma variedade gastronômica, além de apreciar o artesanato produzido no bairro.


Abertura da I Fligraça no Conjunto Graciliano Ramos (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Durante a solenidade de abertura, a população pôde apreciar a apresentação da Banda de Música do 59º Batalhão Infantaria Motorizado do Exército que mostrou um repertório bastante eclético de ritmos e os shows dos cantores  Fernanda Guimarães e Jaques Setton, que realizam um tributo a Djavan.

De acordo com presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, a Fligraça irá fomentar o desenvolvimento da leitura. “O evento gera uma movimentação nos bairros de Maceió em vários quesitos da produção cultural, aumenta a procura por livros, o incentivo à leitura e à literatura. E isso mexe com as escolas e com seus alunos, pois é importantíssimo que as crianças tenham esse contato com os livros durante sua formação. Um universo que é tão amplo e infinito, cheio de oportunidades”, ressaltou.

O gestor informou ainda que outras localidades receberão a Festa Literária. “A exemplo da Flipontal, estamos realizando agora a Fligraça e em breve outros bairros também receberão o evento, reforçando o empenho da Prefeitura de Maceió em fomentar a cultura e a leitura em nossa cidade”, enfatizou.

Abertura da I Festa Literária do Conjunto Graciliano Ramos (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

“A Festa Literária é a oportunidade exata de se plantar uma semente para que o incentivo à leitura, tanto para as crianças como para a comunidade, se desenvolva. As pessoas só crescem com a educação e para isso é necessário leitura. Então, esse é o objetivo principal do evento, fomentar a leitura durante os quatros dias de Fligraça”, pontuou o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e Curador da Fligraça, Carlito Lima.

O diretor da Associação de Moradores do Graciliano Ramos, Edivaldo Aurélio, explicou o objetivo do evento. “O intuito de se realizar a Fligraça é mostrar para as pessoas sobre o que se trata uma Festa Literária em uma época onde o comum é se importar com o celular e com o que se passa na internet. Por isso, fomos até a Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, para juntos com com Carlito Lima buscamos nos reunir com as escolas públicas e particulares da região para ressaltar a importância da cultura. Outro intuito nosso é tornar o evento fixo em nosso calendário escolar e da comunidade para que as pessoas participem e levem o que aprenderam aqui para outras pessoas, divulgando a verdadeira cultura”, disse.

Fique por dentro de toda a programação da I Festa Literária do Graciliano Ramos, clique aqui.