Saiba como foi a abertura da I Festa Literária do Graciliano Ramos
A população também poderá aproveitar uma variedade gastronômica, além de apreciar o artesanato produzido no bairro
A Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Associação de Moradores do Graciliano Ramos e da Associação Cultural Alagoa do Sul, realizaram na noite desta quarta-feira (25), a solenidade de abertura da primeira Festa Literária do Graciliano Ramos (Fligraça). O evento será realizado até o próximo sábado (28) na praça central do bairro, onde estão sendo homenageados dois grandes ícones alagoanos, o escritor Félix de Lima Júnior (In Memoriam) e o cantor e compositor Djavan.
O local será palco de atrações culturais, saraus literários, contações de histórias e mesas de debates. A população também poderá aproveitar uma variedade gastronômica, além de apreciar o artesanato produzido no bairro.

Abertura da I Fligraça no Conjunto Graciliano Ramos (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)
Durante a solenidade de abertura, a população pôde apreciar a apresentação da Banda de Música do 59º Batalhão Infantaria Motorizado do Exército que mostrou um repertório bastante eclético de ritmos e os shows dos cantores Fernanda Guimarães e Jaques Setton, que realizam um tributo a Djavan.
De acordo com presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, a Fligraça irá fomentar o desenvolvimento da leitura. “O evento gera uma movimentação nos bairros de Maceió em vários quesitos da produção cultural, aumenta a procura por livros, o incentivo à leitura e à literatura. E isso mexe com as escolas e com seus alunos, pois é importantíssimo que as crianças tenham esse contato com os livros durante sua formação. Um universo que é tão amplo e infinito, cheio de oportunidades”, ressaltou.
O gestor informou ainda que outras localidades receberão a Festa Literária. “A exemplo da Flipontal, estamos realizando agora a Fligraça e em breve outros bairros também receberão o evento, reforçando o empenho da Prefeitura de Maceió em fomentar a cultura e a leitura em nossa cidade”, enfatizou.
Abertura da I Festa Literária do Conjunto Graciliano Ramos (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)
“A Festa Literária é a oportunidade exata de se plantar uma semente para que o incentivo à leitura, tanto para as crianças como para a comunidade, se desenvolva. As pessoas só crescem com a educação e para isso é necessário leitura. Então, esse é o objetivo principal do evento, fomentar a leitura durante os quatros dias de Fligraça”, pontuou o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e Curador da Fligraça, Carlito Lima.
O diretor da Associação de Moradores do Graciliano Ramos, Edivaldo Aurélio, explicou o objetivo do evento. “O intuito de se realizar a Fligraça é mostrar para as pessoas sobre o que se trata uma Festa Literária em uma época onde o comum é se importar com o celular e com o que se passa na internet. Por isso, fomos até a Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, para juntos com com Carlito Lima buscamos nos reunir com as escolas públicas e particulares da região para ressaltar a importância da cultura. Outro intuito nosso é tornar o evento fixo em nosso calendário escolar e da comunidade para que as pessoas participem e levem o que aprenderam aqui para outras pessoas, divulgando a verdadeira cultura”, disse.
Fique por dentro de toda a programação da I Festa Literária do Graciliano Ramos, clique aqui.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
