Casais oficializam união em cerimônia de casamento coletivo no sistema prisional
No total, 20 casais puderem concretizar o matrimônio
Em parceria com o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) concretizou o sonho de 20 casais nesta quinta-feira (26). Eles participaram da cerimônia de casamento coletivo, no Núcleo Ressocializador da Capital. Somente este ano, mais de 60 cônjuges oficializaram a união, o que reflete positivamente no âmbito da ressocialização.
A cerimônia foi celebrada pelo juiz substituto da 16ª Vara Criminal da Capital de Execuções Penais, Ricardo Lima. O Balcão Cidadão da Seris, setor formado por uma equipe multidisciplinar, viabilizou a documentação civil dos custodiados e planejou a logística da cerimônia. Agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática garantiram a segurança de todos.
Ao final da celebração, a coordenadora do Balcão Cidadão, Gisele Máximo, destacou os benefícios da vínculo familiar. "Muitas vezes, o casal mora junto há anos, mas não oficializa o relacionamento. Aqui, eles têm a oportunidade de fazer isso. O companheiro em liberdade acaba se tornando os braços e as pernas de quem está preso e o casamento fortalece essa união".
O Balcão Cidadão da Seris também auxilia no reconhecimento de uniões estáveis por meio de parceria com a Defensoria Pública do Estado. Em 2018, cerca de 150 uniões estáveis já foram reconhecidas nos presídios alagoanos. A união estável garante aos reeducandos os mesmos direitos do casamento. Ambos são entidades familiares, conforme artigo 226 da Constituição Federal.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
