Seminário da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos tem como tema Libras
O processo histórico da construção da Lei Brasileira de Inclusão, os direitos e o Estatuto das Pessoas com Deficiência fizeram parte do ciclo de debates

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) promoveu, na tarde desta quinta-feira (26), o ‘Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Libras’, celebrado no dia 24 de abril.
O evento, realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), objetivou discutir os avanços e as novas conquistas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e refletir sobre sua importância como meio de acessibilidade e de comunicação.
O processo histórico da construção da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), os direitos e o Estatuto das Pessoas com Deficiência, entre outros temas, fizeram parte do ciclo de debates e palestras do seminário.
Na ocasião foi apresentado o relatório da Subcomissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que discutiu a regulamentação do exercício profissional dos intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Libras.
Também foi ressaltado o trabalho desenvolvido pela Central de Interpretação de Libras (CIL), que faz parte da estrutura da Semudh e tem como propósito promover a acessibilidade, garantir o atendimento especializado e de qualidade às pessoas com deficiência auditiva e surdas por meio da tradução e interpretação da Libras. Além da CIL instalada na capital alagoana, o Governo do Estado inaugurou, no final do ano passado, a do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.
“Eventos como esse mostram à sociedade como é importante falar sobre inclusão. A Língua Brasileira de Sinais garante a socialização e a interação do surdo na sociedade”, afirmou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
