Seminário da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos tem como tema Libras
O processo histórico da construção da Lei Brasileira de Inclusão, os direitos e o Estatuto das Pessoas com Deficiência fizeram parte do ciclo de debates
A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) promoveu, na tarde desta quinta-feira (26), o ‘Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Libras’, celebrado no dia 24 de abril.
O evento, realizado no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), objetivou discutir os avanços e as novas conquistas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e refletir sobre sua importância como meio de acessibilidade e de comunicação.
O processo histórico da construção da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), os direitos e o Estatuto das Pessoas com Deficiência, entre outros temas, fizeram parte do ciclo de debates e palestras do seminário.
Na ocasião foi apresentado o relatório da Subcomissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que discutiu a regulamentação do exercício profissional dos intérpretes, guia-intérpretes e tradutores de Libras.
Também foi ressaltado o trabalho desenvolvido pela Central de Interpretação de Libras (CIL), que faz parte da estrutura da Semudh e tem como propósito promover a acessibilidade, garantir o atendimento especializado e de qualidade às pessoas com deficiência auditiva e surdas por meio da tradução e interpretação da Libras. Além da CIL instalada na capital alagoana, o Governo do Estado inaugurou, no final do ano passado, a do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.
“Eventos como esse mostram à sociedade como é importante falar sobre inclusão. A Língua Brasileira de Sinais garante a socialização e a interação do surdo na sociedade”, afirmou a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Claudia Simões.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
