Kim e Moon falam sobre desnuclearização e finalizam declaração conjunta
Kim e Moon estiveram reunidos na Peace House, um edifício localizado no lado sul da zona de segurança conjunta
Os líderes da Coreia do Norte e a Coreia do Sul, Kim Jong-un e Moon Jae-in, falaram nesta sexta-feira (27), na primeira sessão da sua histórica cúpula, sobre a possível desnuclearização de Pyongyang e finalizaram uma declaração conjunta, informou um porta-voz de Seul.
Na sessão matutina da reunião, que durou 100 minutos, "falaram sobre a desnuclearização e estabelecimento da paz na península e sobre melhoria das relações" entre os dois países, que tecnicamente seguem em guerra, de acordo com o porta-voz da presidência sul-coreana, Yoon Young-chan.
Kim e Moon estiveram reunidos na Peace House, um edifício localizado no lado sul da zona de segurança conjunta. Ele foi construído em 1989 e é palco de várias reuniões intercoreanas (embora nunca uma cúpula) e condicionado nos últimos dias. É um prédio de três andares, terraço e porão operado pelo Serviço Nacional de Inteligência (NIS) sul-coreano.
Após a reunião, os líderes e suas delegações se dirigiram para lugares diferentes. O líder supremo e sua comitiva se deslocaram para o pavilhão Panmungak, localizada em frente à demarcação militar e no território norte-coreano, enquanto a delegação sul-coreana, liderada por Moon, permaneceu na Peace House.
Agenda do dia
Kim e Moon realizarão ainda nesta sexta uma segunda rodada de reuniões formais depois de participar de vários atos simbólicos, como plantar um pinheiro em cerimônia inspirada na paz.
Espera-se que os temas principais tratados nesta cúpula histórica sejam a desnuclearização da península, a manutenção do diálogo bilateral e a paz permanente entre os dois países que continuam tecnicamente em conflito desde o final da Guerra da Coreia, em 1953.
Histórico
O encontro entre as duas Coreias que acontece nesta sexta (26) é histórico: um líder norte-coreano não atravessava essa fronteira desde o fim da Guerra das Coreias (1950-53).
Os dois países estão tecnicamente em guerra desde 1953 - um armistício foi acordado na ocasião e, desde então, não houve um tratado de paz. Era esperado que essa reunião fosse um primeiro passo no sentido de um acordo.
Desde o início de 2018, Kim Jong-Un tem tomado uma série de iniciativas no sentido da aproximação. Além do encontro com o líder norte-coreano, nesta sexta, ele irá se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, em algum momento nas próximas semanas. Também se comprometeu anteriormente a suspender os testes nucleares e de mísseis que tanto temor causaram ao mundo até o ano passado.
A Coreia do Sul parou nesta sexta-feira (27), madrugada no Brasil, para acompanhar o encontro. Aulas foram suspensas e um telão gigante foi instalado na capital Seul.
Veja também
Últimas notícias
Gatinho para adoção com 4 orelhas vira sensação nas redes
Ex-dirigentes do INSS fecham delação e entregam Lulinha e políticos
Vídeo revela momento em que jovem é retirado à força antes de execução em Anadia
JHC e Marina Candia acompanham estudantes em visita ao Palácio de Buckingham, em Londres
Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado
Mega-sena acumula e prêmio principal vai para R$ 130 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
