Presidência e Comunicação do TJAL lamentam falecimento do jornalista Vladimir Calheiros
Diretor adjunto, responsável pela ampliação da comunicação do Judiciário alagoano, será sepultado nesta quinta-feira (10), às 11h, no Parque das Flores

Conhecido por todos como “mestre” por sua gentileza e notável sabedoria, o jornalista Vladimir Calheiros, diretor adjunto da Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), faleceu, na tarde desta quarta-feira (9), com 82 anos, devido a uma pneumonia. O sepultamento será realizado nesta quinta-feira (9), no Campo Santo Parque da Flores, às 11h.
A Presidência do TJAL destacou a contribuição do jornalista que, em mais de meio século de carreira, dedicou cerca de 18 anos à comunicação do Tribunal. Vladimir Calheiros foi responsável pela ampliação e estruturação da comunicação do Judiciário de Alagoas. “Nós perdemos um grande colaborador que contribuiu muito para a divulgação do trabalho realizado pela Justiça”, disse o presidente Otávio Praxedes.
Vladimir Calheiros trabalhou em grandes jornais, como Jornal do Commercio, Gazeta de Alagoas e Tribuna de Alagoas. Também atuou na assessoria de comunicação do TRE/AL, antes de assumir a então assessoria de comunicação do TJAL, no início da década de 2000. Foi a partir desse momento que ele contribuiu para criação da lei que daria origem à atual Diretoria de Comunicação do TJAL.
O diretor de Comunicação do TJAL, Maikel Marques, destacou o respeito com que Vladimir Calheiros tratava a todos e o seu espírito de liderança. “Ele não tinha dificuldade nenhuma em apostar nos talentos com quem trabalhou. Às vezes, eu apresentava umas ideias e ele dizia para eu colocar para frente. Ele não tinha egoísmo nenhum no gerenciamento de pessoas”, destacou.
Equipe da Diretoria de Comunicação do TJAL com o mestre Vladimir Calheiros (no meio). Foto: Dicom TJAL
O ex-diretor adjunto do TJAL, Tarcísio Tenório, que acompanhou a chegada do mestre no TJAL, contou que Vladimir Calheiros, contando apenas com um computador, um fax e um telefone, conseguiu enxergar o talento dos servidores que trabalhavam em outros setores e ampliou o trabalho da assessoria.
“Foram pessoas em que ele confiou, ele identificava perfis que podiam colaborar e aí com a experiência dele de ex-editor do Jornal do Commercio, editorialista conceituadíssimo por todos os seguimentos pelos quais passou, deu essa expansão no setor”, contou.
À frente da comunicação do Judiciário, Vladimir Calheiros dava total liberdade aos colegas de trabalho e sempre que a imprensa buscava por quaisquer informações, ele lembrava que “a melhor mentira é a verdade”.
Todos que conheceram o jornalista lembram de alguma de suas histórias de aventuras em busca de notícias, como quando localizou e entrevistou Floro Gomes de Novais, um dos pistoleiros mais temidos do Sertão Pernambucano, em 1970. Por duas vezes, Vladimir Calheiros foi vencedor do prêmio Esso, o mais importante do jornalismo brasileiro.
Além de sua vasta experiência profissional, Vladimir Calheiros também era admirado pelos seus colegas pela sua presteza e cordialidade. Há alguns anos, o jornalista lutava contra um câncer. Nas últimas semanas esteve internado para tratar de uma pneumonia, vindo a falecer.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista fica ferido ao colidir contra cavalo solto na pista, em Anadia

Dia das Mães em Arapiraca será comemorado no Bosque com atrações musicais

Operação mira em grupo que entregava drogas pelos Correios e apps de entrega em Maceió

Acusado de estuprar e engravidar a própria filha adolescente é condenado a 24 anos de prisão

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
