Política

Rui enxerga como ‘natural’ indicativo de greve e fala sobre futuro do PSDB em AL

Por 7Segundos 11/05/2018 10h10
Rui enxerga como ‘natural’ indicativo de greve e fala sobre futuro do PSDB em AL
Rui Palmeira e Rodrigo Cunha - Foto: Montagem CM

O prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (11), ao radialista Kássio Kiss, da 96 FM, durante inauguração do mirante do Murilópolis. O chefe do executivo municipal falou sobre a ameaça de greve dos servidores públicos e sobre a corrida ao Senado de Rodrigo Cunha, colega de legenda e que anunciou na noite de ontem pré-candidatura à vaga majoritária.

Indicativo de greve
Para o prefeito o indicativo de greve dos servidores é ‘natural’ e que o percentual exigido pelos sindicatos é ‘absurdo’. “O primeiro ano que concedemos aumento de 9% teve greve, então é natural que todo ano os sindicatos queiram percentuais absurdos e o normal deles é que entre em greve, mas a Prefeitura sempre, nesses cinco anos e meio, nós temos agido com responsabilidade. Estamos pagando salário rigorosamente em dia há cinco anos e meio, nunca atrasamos um único dia, mas obviamente nós temos que ter responsabilidade. Não dá para conceder um reajuste se a gente não pode pagar. Esse ano nós levamos um tombo de aproximadamente R$ 70 milhões a menos de FPM e o que pesa muito para a cidade Maceió. Nossa folha de pagamento é o nosso principal gasto, mais de 50% de tudo que entra nos cofres públicos a gente gasta com folha de pessoal, com os efetivos e obviamente a gente não fechou as portas, estamos fazendo conta diariamente se houver possibilidade a gente concede algum tipo de reajuste. Agora a gente não vai fazer loucura, não vamos fazer qualquer tipo de irresponsabilidade, ” declarou Rui.

Corrida ao Senado
Sobre os rumos de legenda em Alagoas, Rui comentou a decisão de Rodrigo Cunha (PSDB). “Acho que Rodrigo tomou a decisão dele, acredito que de forma consciente, pensou bastante, refletiu, é pré-candidato ao Senado e nós vamos buscar um nome para disputar o governo. Acho que desde ontem a gente já vem trabalhando e conversando algumas possibilidades e esperamos num curto espaço de tempo, até porque nós precisamos botar essa candidatura na rua, fazer a definição do nosso nome que vai disputar o governo”

Da obra
A obra foi executada com recursos do governo federal e a atual área de contemplação já foi uma encosta que sofreu deslizamento depois de fortes chuvas em 2017. O prefeito lembra que no lugar há um resto de mata atlântica e que a área verde conta agora com iluminação em led, construída à base de material sustentável, com madeira de reflorestamento.