TJ decide por fim aos radares eletrônicos e autoriza cancelamento de multas
Condutores lesados poderão recorrer e receber ressarcimento
O Tribunal de Justiça decidiu pelo fim dos pardais em Maceió e os condutores lesados poderão recorrer e receber ressarcimento. Os motoristas também poderão anular junto ao Detran os pontos perdidos nas CNHs. A anulação vale desde a instalação dos radares eletrônicos, em 23 de outubro de 2015, até a data da decisão que concedeu a liminar, em 18 de dezembro de 2017.
A decisão foi preferida no último dia 11 de maio, pelo juiz Manoel Cavalcante de Lima Neto. O TJ decidiu depois de enxergar incompletude e irregularidades técnicas nos estudos para implantação de radares eletrônicos.
A ação civil pública para impedir a funcionalidade dos pardais pariu do Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da 66º Promotoria de Justiça da Capital. O MP havia entrado com um pedido de tutela provisória contra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
O MP solicitou a SMTT a apresentação de estudos técnicos que comprovassem detalhadamente a necessidade de fiscalização eletrônica de cada ponto para a instalação de radar eletrônico e estudos técnicos de monitoramento da eficácia do controle de velocidade de tráfego realizado por meio de equipamentos já instalados. A conclusão do TJ é de que a documentação entregue à Justiça contém estudos incompletos e apresenta diversas irregularidades.
Para o TJ a instalação dos radares foi “eivada de vícios, tendo em vista que, em realidade, restou comprovado que não existiam os estudos necessários anteriormente à sua implantação.”
Em sua decisão o juiz declara: “Concluiu-se que o ato administrativo que ensejou na instalação dos radares de fiscalização eletrônica foi inválido, haja vista que não respeitou os requisitos de forma e motivação, razão pela qual foi declarada sua invalidade com efeitos ex tunc. Imposição da medida de invalidação do ato administrativo, a partir da aferição de sua proporcionalidade e da especificação de suas consequências.”
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
