Drauzio Varella diz que "SUS não deve ser usado pelos ricos"
O médico participou de um ciclo de palestras que foi organizado por estudantes brasileiros, defendendo que os ricos devem deixar de usar o Sistema Único de Saúde
Aos 75 anos, Drauzio Varella é considerado o médico mais famoso do Brasil. Dono de opiniões muitas vezes polêmicas, não tem medo de falar o que pensa.
Durante entrevista para a BBC Brasil no Reino Unido, o médico participou de um ciclo de palestras que foi organizado por estudantes brasileiros, defendendo que os ricos devem deixar de usar o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Um país com mais de 200 milhões de habitantes ousou dizer que saúde é um bem de todos e um dever do estado. Acho que, num país com a desigualdade do Brasil, temos uma parte da população com condições econômicas bastante favoráveis que não deveria usar o SUS. Deveria deixá-lo para quem não tem outra alternativa: ou se trata pelo SUS ou não se trata. Então, não tem sentido de eu estar ocupando o lugar de outro, tenho que me enteder com a iniciativa privada”, diz.
Não economizou palavras duras quanto à intervenção política no Ministério da Saúde.
"Você sabe quantos ministros da saúde o Brasil teve de 2000 a 2018? 12. Nos últimos cinco anos, foram seis. A média de permanência no cargo foi de dez meses. Outro problema é que no Brasil temos milhares de cargos de confiança, trocamos os diretores de hospitais pelo país inteiro, trocamos os chefes de autarquias...a cada dez meses os processos são desestruturados. Isso ocorre em todas as esferas: federal, estadual e municipal. Como você consegue organizar uma empresa, qualquer uma, se a cada dez meses todos os diretores e gerentes são trocados?", questiona.
Varella também falou da experiência que tem nos presídios brasileiros, voluntário há décadas. O médico também comentou sobre temas que levam a polêmicas, como a descriminalização das drogas, o aborto, a homossexualidade e o papel da fé no processo de cura.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
