Praia sem Barreiras é lançado em Marechal Deodoro
Em Alagoas, 27,5% das pessoas têm algum tipo de deficiência, índice acima da média nacional
Prazeroso, o banho de mar pode ser uma atividade acessível para a maioria, mas não para quem possui algum tipo de limitação da mobilidade. Com objetivo de garantir lazer à pessoa com deficiência, o Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), lançou, na manhã deste sábado (19), o projeto Praia sem Barreiras. A solenidade foi realizada no Francês, em Marechal Deodoro.
Por meio de cadeiras de roda especiais, projetadas para a praia, pessoas com deficiência participaram do banho de mar assistido, umas das atividades do projeto que incluem, ainda, a prática do vôlei sentado, jogo de bocha adaptado, xadrez em braile, dentre outras recreações. Cadeirante, Adriano Costa, 28 anos, aprovou a iniciativa.
“A gente tem muita dificuldade de se locomover e esse é um projeto essencial para as pessoas com deficiência. Trata-se de um passo muito importante para a evolução da igualdade social e do direito de ir e vir”, constatou Adriano.
Turista de Goiânia, Leopoldina Lima assistiu ao lançamento do Praia sem Barreiras e também elogiou o projeto.
“É uma oportunidade para as pessoas com deficiência integrarem a sociedade. É um lazer que todos têm direito e o Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa que eu acho muito válida”, afirmou a turista.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, informou que, após o lançamento do projeto no Francês, o Praia sem Barreiras vai chegar a outros balneários turísticos de Alagoas, a exemplo da Barra de São Miguel e de Maragogi, no Litoral Norte do Estado.
“Esse Projeto tem a ver com a palavra de ordem da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, que é a inclusão. Hoje, aqui em Alagoas, 27,5% das pessoas têm algum tipo de deficiência, não só física. No Brasil, esse índice é de 24%, então estamos acima da média nacional. A importância desse projeto é porque garante dignidade às pessoas com deficiência física para que de forma independente possam ir à praia e ter direito ao lazer”, comentou a secretária. O governador em exercício, desembargador Otávio Praxedes, participou do lançamento do projeto Praia sem Barreiras. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) assumiu interinamente o Governo do Estado na quinta-feira (17) e fica à frente do Poder Executivo até 26 de maio, período em que o titular, Renan Filho, estará em férias.
“O evento já estava na programação do governador Renan Filho e ele me pediu para que eu externasse publicamente seus votos de respeito com relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos. Saio daqui com a certeza de que prestigiei o evento de maior significância que no exercício do cargo de governador já participei”, destacou Praxedes.
O projeto Praia sem Barreiras é promovido pela Semudh, através da Superintendência da Pessoa com Deficiência (PcD) e conta com o apoio da prefeitura de Marechal Deodoro, da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e do Hotel Ponta Verde. O prefeito do município, Cláudio Filho, também prestigiou o evento e afirmou que todas as obras públicas obedecem à legislação que garante os direitos da pessoa com deficiência.
“Desde o início do nosso governo, visamos a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos nos procurou e conversamos, ainda no ano passado, sobre esse projeto, hoje colocado em prática aqui, que é a acessibilidade à praia de pessoas com deficiência. Trata-se do primeiro município alagoano a contar com esse projeto”, declarou Cláudio Filho.
Prestigiaram, ainda, a solenidade, a deputada federal Rosinha da Adefal, o deputado estadual Sérgio Toledo, a superintendente de Políticas dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dilma Pinheiro; o vereador por Marechal Deodoro, André Luiz; por Maceió, Silvio Camelo; o vice-reitor da Uninassau, Marcos Vinícius Gava; a presidente da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPE), Cleitiane Carvalho; dentre outros convidados.
Veja também
Últimas notícias
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
