Mais de 3 mil cartões Bem Legal foram suspensos em Maceió
De acordo com o órgão foram suspensos 1.274 cartões estudantis, 1.352 sênior - benefício gratuito pra idoso e 645 cartões da categoria especial
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) já bloqueou 3.271 cartões Bem Legal. Todos esses cartões foram flagrados pelo sistema de biometria facial, instalado há dois meses nos coletivos da capital, sendo utilizados por outras pessoas.
De acordo com o órgão foram suspensos 1.274 cartões estudantis, 1.352 sênior - benefício gratuito pra idoso e 645 cartões da categoria especial. A utilização indevida gerou para as empresas um prejuízo de 375 mil reais, já que os cartões foram utilizados por usuários indevidamente por mais de uma vez.
O sistema fotógrafa o usuário de posse do cartão no momento em que ele utiliza dentro do ônibus. A fotografia é comparada automaticamente com a foto cadastrada do proprietário e portador dono do benefício.
A previsão é que até o mês de junho, 100 ônibus estejam com a tecnologia instalada e funcionando, atualmente apenas 40 veículos circulam com o aparelho.
Ao ter o cartão bloqueado, o usuário ficará 30 dias sem o benefício. Se for reincidente, os passageiros podem ficar até dois meses. Se for registrada a fraude pela terceira vez, o Cartão Bem Legal é cancelado.