Travestis e transexuais podem usar nome social no Enem
O prazo para fazer a solicitação começou nessa segunda-feira (28) e segue até o próximo domingo (03)

Um dos avanços na política de garantia de direitos das minorias é a utilização do nome social por travestis e transexuais. O nome social é aquele reconhecido por travestis e transexuais, é como querem ser identificados pela comunidade. Desde 2014, travestis e transexuais podem solicitar a identificação pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para fazer a solicitação começou nessa segunda-feira (28) e segue até o próximo domingo (03).
O coordenador de Política para a Diversidade Sexual da Semas, José Roberto, falou sobre a importância do uso nome social no Enem. “É um avanço na política de garantia de direitos. Como também foi a autorização do uso no nome social no ensino médio, reconhecida pelo MEC em janeiro deste ano. Reconhecer travestis e transexuais pelo nome social demonstra sensibilidade com a inclusão. O nome social foi respeitado e, com isso, se tem o entendimento de que podemos ter um diálogo diferenciado”, destacou Roberto.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2014, 102 participantes do Enem solicitaram o uso do nome social. Em 2015, 278 participantes, em 2016, 407 participantes e em 2017, 303 participantes.
A solicitação deve ser feita na Página do Participante . O estudante deve informar CPF, senha e o nome social usado, anexando os documentos exigidos e foto atual e nítida colorida com fundo branco. O enquadramento deve ser da cabeça aos ombros, de rosto inteiro, sem óculos escuros e artigos como bonés, chapéu, gorro e similares e cópia digitalizada do documento de identificação oficial com foto, frente e verso. Depois de anexar esses documentos, o participante deve clicar no botão visualizar para imprimir o formulário de solicitação.
Na Página do Participante, o estudante poderá conferir se sua solicitação foi aceita. Caso não tenha sido aceita, o estudante receberá um aviso via SMS ou email e terá um prazo de cinco dias para encaminhar nova documentação comprobatória. As provas do Enem acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro.
No município de Maceió, o decreto n° 8547/2018, de fevereiro deste ano, garante o direito ao uso e tratamento pelo nome social de pessoas travestis e transexuais, tanto por servidores municipais como para pessoas que procurem atendimento nos órgãos municipais.
Últimas notícias

Fábio Costa acusa presidente da Câmara em exercício de ameaçar deputados com suspensão de mandato

Homem é preso por estuprar sobrinha-neta de 7 anos em Canapi
Rico Melquiades é levado à delegacia após confusão em loja de móveis em Maceió

Comoção marca velório e sepultamento do ex-prefeito Marcelo Lima em Quebrangulo

Lula diz que não vai se ‘humilhar’ e descarta ligar para Trump

Mano Walter surpreende fiéis ao visitar capela em assentamento em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
