HGE transfere para sábado (16) evento de prevenção às queimaduras em shopping
HGE transfere para sábado (16) evento de prevenção às queimaduras em shopping

O Hospital Geral do Estado (HGE) remarca para o próximo sábado, dia 16, a ação de prevenção às queimaduras no Shopping Pátio Maceió, localizado no bairro Cidade Universitária. A mudança acontece após o centro comercial solicitar a remarcação por motivos organizacionais. O evento continua gratuito e aberto ao público de todas as idades que queiram conhecer as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados. Também serão oferecidos serviços de saúde, como orientações nutricionais e aferição de pressão e glicemia.
O esforço é resultado da iniciativa dos profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, especializado no tratamento às vítimas de média e alta-complexidade, em prevenir a população antes do início das festas juninas, período de férias escolares, fogueiras, cozimentos de comidas típicas e do tradicional uso dos fogos de artifício.
“Vale acrescentar que o dia 6 de junho foi o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o que reforça nossa vontade em disseminar mais informações que possam afastar o risco de acidentes; estes capazes de causar sofrimentos, dores, preocupações e, em casos mais graves, levar ao óbito”, disse a supervisora médica do HGE, Janaina Gouveia.
Somente em 2017, o HGE registrou 631 atendimentos a vítimas de queimaduras. O destaque vai para os meses de férias escolares, como: dezembro (87) e janeiro (68). O mês de junho é o quinto que mais assistiu a essas vítimas, ao todo se contabiliza 48 (mesmo quantitativo do mês de novembro).
Em 2016, o HGE registrou 612 casos de atendimentos a vítimas de queimaduras. Ou seja, no ano seguinte houve um aumento assistencial no HGE de pouco mais de 3%. Apesar de o número da crescente aparentar ser pouco, os prejuízos a saúde da vítima são grandes, assim como os investimentos no tratamento às sequelas e a perda do trabalhador no mercado de trabalho.
Entre as causas mais recebidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) lideram os líquidos superaquecidos; eles dominaram 48% dos internamentos (128) e 58% dos atendimentos ambulatoriais (333) em 2017. O contato com a chama direta está na segunda posição entre os acolhimentos mais feitos: 28% dos internamentos (73) e 13% dos atendimentos ambulatoriais (66) também em 2017. Os demais números englobam os acidentes com sólidos superaquecidos, explosivos, eletricidade e substâncias químicas.
Veja também
Últimas notícias

Cão é baleado em favela após ser 'jurado de morte' por traficantes no Rio de Janeiro

JHC entrega praça com food park, fortalece comércio e amplia áreas de lazer no Santo Eduardo

Homem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Arapiraca

IML identifica uma das vítimas carbonizadas em Marechal Deodoro; jovem estava desaparecido

Acusado de estupro de vulnerável é preso no município de Teotônio Vilela

Polícia apreende drogas, balança de precisão e cédula falsa em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
