HGE transfere para sábado (16) evento de prevenção às queimaduras em shopping
HGE transfere para sábado (16) evento de prevenção às queimaduras em shopping
O Hospital Geral do Estado (HGE) remarca para o próximo sábado, dia 16, a ação de prevenção às queimaduras no Shopping Pátio Maceió, localizado no bairro Cidade Universitária. A mudança acontece após o centro comercial solicitar a remarcação por motivos organizacionais. O evento continua gratuito e aberto ao público de todas as idades que queiram conhecer as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados. Também serão oferecidos serviços de saúde, como orientações nutricionais e aferição de pressão e glicemia.
O esforço é resultado da iniciativa dos profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, especializado no tratamento às vítimas de média e alta-complexidade, em prevenir a população antes do início das festas juninas, período de férias escolares, fogueiras, cozimentos de comidas típicas e do tradicional uso dos fogos de artifício.
“Vale acrescentar que o dia 6 de junho foi o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o que reforça nossa vontade em disseminar mais informações que possam afastar o risco de acidentes; estes capazes de causar sofrimentos, dores, preocupações e, em casos mais graves, levar ao óbito”, disse a supervisora médica do HGE, Janaina Gouveia.
Somente em 2017, o HGE registrou 631 atendimentos a vítimas de queimaduras. O destaque vai para os meses de férias escolares, como: dezembro (87) e janeiro (68). O mês de junho é o quinto que mais assistiu a essas vítimas, ao todo se contabiliza 48 (mesmo quantitativo do mês de novembro).
Em 2016, o HGE registrou 612 casos de atendimentos a vítimas de queimaduras. Ou seja, no ano seguinte houve um aumento assistencial no HGE de pouco mais de 3%. Apesar de o número da crescente aparentar ser pouco, os prejuízos a saúde da vítima são grandes, assim como os investimentos no tratamento às sequelas e a perda do trabalhador no mercado de trabalho.
Entre as causas mais recebidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) lideram os líquidos superaquecidos; eles dominaram 48% dos internamentos (128) e 58% dos atendimentos ambulatoriais (333) em 2017. O contato com a chama direta está na segunda posição entre os acolhimentos mais feitos: 28% dos internamentos (73) e 13% dos atendimentos ambulatoriais (66) também em 2017. Os demais números englobam os acidentes com sólidos superaquecidos, explosivos, eletricidade e substâncias químicas.
Veja também
Últimas notícias
Saiba quem era o homem que morreu após mal súbito durante 'racha' na Pajuçara
Prefeita Tia Júlia visita obras da nova Escola Municipal Vereador Elói Barbosa
Procon Maceió encontra irregularidades em estabelecimentos financeiros
Olivença: governador inaugura pavimentação de vias e anuncia novo acesso à Fazenda Nova
Polícia prende suspeito de homicídio e dupla tentativa de assassinato em Murici
"Natal de Prêmios": Ceasa lança campanha e vai sortear moto, geladeira e televisões
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
