HGE transfere para sábado (16) evento de prevenção às queimaduras em shopping
HGE transfere para sábado (16) evento de prevenção às queimaduras em shopping

O Hospital Geral do Estado (HGE) remarca para o próximo sábado, dia 16, a ação de prevenção às queimaduras no Shopping Pátio Maceió, localizado no bairro Cidade Universitária. A mudança acontece após o centro comercial solicitar a remarcação por motivos organizacionais. O evento continua gratuito e aberto ao público de todas as idades que queiram conhecer as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados. Também serão oferecidos serviços de saúde, como orientações nutricionais e aferição de pressão e glicemia.
O esforço é resultado da iniciativa dos profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, especializado no tratamento às vítimas de média e alta-complexidade, em prevenir a população antes do início das festas juninas, período de férias escolares, fogueiras, cozimentos de comidas típicas e do tradicional uso dos fogos de artifício.
“Vale acrescentar que o dia 6 de junho foi o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, o que reforça nossa vontade em disseminar mais informações que possam afastar o risco de acidentes; estes capazes de causar sofrimentos, dores, preocupações e, em casos mais graves, levar ao óbito”, disse a supervisora médica do HGE, Janaina Gouveia.
Somente em 2017, o HGE registrou 631 atendimentos a vítimas de queimaduras. O destaque vai para os meses de férias escolares, como: dezembro (87) e janeiro (68). O mês de junho é o quinto que mais assistiu a essas vítimas, ao todo se contabiliza 48 (mesmo quantitativo do mês de novembro).
Em 2016, o HGE registrou 612 casos de atendimentos a vítimas de queimaduras. Ou seja, no ano seguinte houve um aumento assistencial no HGE de pouco mais de 3%. Apesar de o número da crescente aparentar ser pouco, os prejuízos a saúde da vítima são grandes, assim como os investimentos no tratamento às sequelas e a perda do trabalhador no mercado de trabalho.
Entre as causas mais recebidas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) lideram os líquidos superaquecidos; eles dominaram 48% dos internamentos (128) e 58% dos atendimentos ambulatoriais (333) em 2017. O contato com a chama direta está na segunda posição entre os acolhimentos mais feitos: 28% dos internamentos (73) e 13% dos atendimentos ambulatoriais (66) também em 2017. Os demais números englobam os acidentes com sólidos superaquecidos, explosivos, eletricidade e substâncias químicas.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
