Brasil

Paraná registra morte de jovem por raiva humana

Criança foi mordida por morcego

Por 7Segundos 21/06/2018 07h07
Paraná registra morte de jovem por raiva humana
Criança morreu depois de ser mordida por morcego. - Foto: Reprodução/Internet

Um jovem paranaense teve a morte por raiva humana confirmada nesta semana pela Secretaria da Saúde (Sesa). A doença foi contraída após a mordida de um morcego em Ubatuba, em São Paulo.

O morador de Colombo procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em janeiro, quando foi medicado com quatro doses de vacina antirrábica, porém tomou apenas duas. Ele voltou a procurar atendimento em fevereiro em um hospital da região metropolitana, onde acabou internado com diversos sintomas, como febre alta, dor toráxica, formigamento, entre outros.

O jovem ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, apesar do tratamento, veio a falecer em março. A causa da morte saiu pelo clínico-epidemiológico.

A raiva humana é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta o sistema nervoso. Estima-se que sejam registrados no mundo mais de 50 mil casos por ano, sobretudo em países da África e da Ásia. Atualmente, o estado do Pará registra casos da doença transmitida por morcegos.

A transmissão da raiva humana ocorre através do contato de um mamífero infectado com o homem, principalmente por cães, gatos ou contato com morcegos.