Alagoas é um estado bastante estratégico para a economia brasileira, afirma especialista em transportes
De acordo com ele, o Porto de Maceió poderia ser melhor aproveitado como canal de exportação e importação
Os investimentos anunciados para o Porto de Maceió na semana passada abriram os olhos de especialistas na área de transporte e economia. Para o consultor de transportes e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Carlos Nogueira Cruz, os recursos liberados são uma estratégia do Governo Federal.
“Alagoas é um estado bastante estratégico para a economia brasileira, e poderia ser muito melhor utilizado do que é hoje”. De acordo com ele, o Porto de Maceió poderia ser melhor aproveitado como canal de exportação e importação, já que a localização deixaria o transporte para a América do Norte e Europa mais curtas.
“Ano passado o Porto de Maceió apresentou um incremento de 58%, movimentando US$ 665,01 milhões. Esse número poderia dobrar se a infraestrutura melhorasse.”
De acordo com ele, além de melhorar a dragagem para receber navios maiores, os governos do federal, estadual e municipal precisam trabalhar em conjunto para desenvolver melhor todas as vias de acesso por terra ao terminal.
“Isso estimularia o fluxo dentro do porto, e facilitaria o processo de crescimento da economia local”, contou.
Ele ressalta ainda que a infraestrutura adequada colocaria o Alagoas no mapa dos estados mais importantes do Nordeste para o turismo.
O Governo Federal anunciou na última semana investimentos na ordem de R$ 250 milhões em rodovias, portos e aeroportos no Alagoas.