Ministro do supremo proíbe privatização da Eletrobras e outras estatais
A distribuidora em Alagoas estava na lista para leilão
A Eletrobras em Alagoas, assim como outras distribuidoras de energia continuarão nas mãos do poder Público se depender do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deferiu liminar determinando que a privatização de estatais só pode ser feita com autorização do Congresso Nacional.
A decisão, em caráter provisório, foi dada em ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenaee) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), na qual questionam trechos da Lei da Estatais.
Para justificar a urgência em dar uma liminar, o ministro disse que “vêm sendo noticiadas iniciativas do Governo no sentido de acelerar as privatizações de estatais como estratégia traçada no Programa de Parcerias de Investimentos”, o que poderá causar “prejuízos irreparáveis” ao país. Ele chamou atenção para a “crescente vaga de desestatizações” implementada atualmente:
Para Lewandowski, da mesma forma que a Constituição exige “lei específica” para se instituir empresa pública, autarquia, sociedade de economia mista e fundação, o mesmo requisito deve ser observado no caso das privatizações.
Com a decisão os leilões programados para o próximo mês, incluindo a distribuidora em Alagoas, estão suspensos.
O Governo Federal ainda não se pronunciou se irá recorrer a decisão.
Veja também
Últimas notícias
Abertura de comportas da usina de Xingó impressiona moradores no Sertão
Leonardo Dias critica abandono de patinetes em Maceió e cobra ordenamento
Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão em Delmiro Gouveia
Recapturado foragido que matou estudante de enfermagem ao dirigir embriagado em Arapiraca
Ministério Público recomenda que PMAL não prenda usuários com até 40g de maconha
Rafael Brito defende fim da escala 6x1 e destaca expectativa para votação
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
