Projeto tentará reduzir filas do SUS em Maceió
Regula+Brasil terá como embrião além da capital alagoana, mais quatro cidades
Na semana em que uma pesquisa do Datafolha apontou mais de 90% de desaprovação da população com o sistema público de saúde. O Governo Federal lançou o programa Regula+Brasil que pretende diminuir as filas de atendimento em Maceió e mais três capitais.
O programa já existe no interior do Rio Grande do Sul e atua como um ente regulador entre o atendimento na atenção básica e o encaminhamento para a média e alta complexidade.
Com a medida, o paciente que necessita do encaminhamento especializado passa de imediato por uma avaliação feita por uma equipe de médicos, que participam do núcleo remoto de regulação proposto no projeto. Esses profissionais de forma integrada a uma rede de Telemedicina avaliam com bases em protocolos o caso do paciente com o objetivo de acelerar o processo de direcionamento aos ambulatórios especializados. No encaminhamento, os médicos já indicam a prioridade do caso dentro de uma escala que vai de um a quatro de acordo com a gravidade.
Além de Maceió, as capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, e o Distrito Federal vão começar a contar com essa iniciativa. O projeto irá contar com um investimento de R$ 37 milhões por meio de isenção fiscal provenientes do PROADI.
Para atender a nova demanda, incluindo as quatro capitais e o Distrito Federal, serão instituídos dois núcleos de atendimento, um em Porto Alegre, que já existe, e outro no Distrito Federal. Os núcleos atenderão 8 horas por dia, por meio de um telefone gratuito 0800 644 6543, e atuarão proativamente para acelerar a resolução de casos.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
