Projeto tentará reduzir filas do SUS em Maceió
Regula+Brasil terá como embrião além da capital alagoana, mais quatro cidades
Na semana em que uma pesquisa do Datafolha apontou mais de 90% de desaprovação da população com o sistema público de saúde. O Governo Federal lançou o programa Regula+Brasil que pretende diminuir as filas de atendimento em Maceió e mais três capitais.
O programa já existe no interior do Rio Grande do Sul e atua como um ente regulador entre o atendimento na atenção básica e o encaminhamento para a média e alta complexidade.
Com a medida, o paciente que necessita do encaminhamento especializado passa de imediato por uma avaliação feita por uma equipe de médicos, que participam do núcleo remoto de regulação proposto no projeto. Esses profissionais de forma integrada a uma rede de Telemedicina avaliam com bases em protocolos o caso do paciente com o objetivo de acelerar o processo de direcionamento aos ambulatórios especializados. No encaminhamento, os médicos já indicam a prioridade do caso dentro de uma escala que vai de um a quatro de acordo com a gravidade.
Além de Maceió, as capitais Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, e o Distrito Federal vão começar a contar com essa iniciativa. O projeto irá contar com um investimento de R$ 37 milhões por meio de isenção fiscal provenientes do PROADI.
Para atender a nova demanda, incluindo as quatro capitais e o Distrito Federal, serão instituídos dois núcleos de atendimento, um em Porto Alegre, que já existe, e outro no Distrito Federal. Os núcleos atenderão 8 horas por dia, por meio de um telefone gratuito 0800 644 6543, e atuarão proativamente para acelerar a resolução de casos.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
