Professor de medicina é demitido após aplicar prova com conteúdo homofóbico

O médico Antônio Moraes Filho foi demitido da Universidade de Rio Verde (UniRV) na última quarta-feira (27) por aplicar uma prova com conteúdo homofóbico, após denúncia anônima de alunos. O caso aconteceu na cidade de Rio Verde, em Goiás.
A avaliação da disciplina de clínica cirúrgica foi aplicada para 67 estudantes, com uma questão que descrevia em seu enunciado o seguinte cenário: "O paciente Davi, de 24 anos, estava com abscesso na nádega e seu noivo serelepe, ao ver aquele quadro horroroso, ficou tresloucado e furou o abscesso com espinho de limoeiro em um movimento rodopiante de bailarino, imitando um beija-flor".
No início da confusão, o professor, que dava aulas na instituição havia três anos, alegou que a questão foi um erro de sua secretária, mas depois o docente voltou atrás, assumiu a falha e pediu desculpas pelo que aconteceu. Mesmo assim, em entrevista ao UOL, ele negou que é homofóbico e chamou o caso de "mal-entendido".
De acordo como médico, o texto não é de sua autoria e foi selecionado em um banco de dados na internet. A justificativa foi a de falta de cuidados durante a revisão das questões. "Assim que o diretor entrou em contato comigo sobre a polêmica eu já havia me retratado com a turma, com os coordenadores e todo o corpo docente, assumi a responsabilidade e coloquei meu cargo à disposição", disse.
Em nota publicada nesta quarta-feira (27), a UniRV informou a exoneração do profissional e afirmou que repudia "veemente a atitude do professor". A nota também destaca que esse "comportamento isolado não reflete o pensamento da instituição".
Para o pró-reitor de Administração e Planejamento da universidade, Alberto Barella Netto, "a atitude não se justifica" e, sendo assim, levou à exoneração do profissional.
Veja também
Últimas notícias

Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina

Lula diz que vai a enterro de Mujica: ‘Espera que a carne se vá, mas as ideias fiquem’

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Rodrigo Cunha: duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em até 50% tempo de deslocamento entre o Ibama e o Viaduto da PRF

Os jovens pedem conselhos de vida ao ChatGPT, diz Sam Altman
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
