Professor de medicina é demitido após aplicar prova com conteúdo homofóbico

O médico Antônio Moraes Filho foi demitido da Universidade de Rio Verde (UniRV) na última quarta-feira (27) por aplicar uma prova com conteúdo homofóbico, após denúncia anônima de alunos. O caso aconteceu na cidade de Rio Verde, em Goiás.
A avaliação da disciplina de clínica cirúrgica foi aplicada para 67 estudantes, com uma questão que descrevia em seu enunciado o seguinte cenário: "O paciente Davi, de 24 anos, estava com abscesso na nádega e seu noivo serelepe, ao ver aquele quadro horroroso, ficou tresloucado e furou o abscesso com espinho de limoeiro em um movimento rodopiante de bailarino, imitando um beija-flor".
No início da confusão, o professor, que dava aulas na instituição havia três anos, alegou que a questão foi um erro de sua secretária, mas depois o docente voltou atrás, assumiu a falha e pediu desculpas pelo que aconteceu. Mesmo assim, em entrevista ao UOL, ele negou que é homofóbico e chamou o caso de "mal-entendido".
De acordo como médico, o texto não é de sua autoria e foi selecionado em um banco de dados na internet. A justificativa foi a de falta de cuidados durante a revisão das questões. "Assim que o diretor entrou em contato comigo sobre a polêmica eu já havia me retratado com a turma, com os coordenadores e todo o corpo docente, assumi a responsabilidade e coloquei meu cargo à disposição", disse.
Em nota publicada nesta quarta-feira (27), a UniRV informou a exoneração do profissional e afirmou que repudia "veemente a atitude do professor". A nota também destaca que esse "comportamento isolado não reflete o pensamento da instituição".
Para o pró-reitor de Administração e Planejamento da universidade, Alberto Barella Netto, "a atitude não se justifica" e, sendo assim, levou à exoneração do profissional.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
