Empresa dá calote em grupo que pagou por excursão ao Vaticano
Cada uma das vítimas pagou cerca de R$ 15 mil pelo roteiro, que incluía até mesmo encontro com o papa Francisco. Agora, PCDF investiga caso

O que era para ser uma viagem de peregrinação religiosa católica entre membros do Instituto Bíblico de Brasília, localizado na 601 Norte, transformou-se em assunto de polícia. Tudo porque a tão sonhada excursão nunca ocorreu e os fiéis acusam a empresa Hotur Viagens, responsável pela venda do pacote, de ter aplicado um calote em pelo menos cinco pessoas. Além de ter o sonho frustrado, o grupo não foi ressarcido e, por essa razão, decidiu registrar ocorrência de estelionato. A 5ª Delegacia de Polícia (área central) investiga o caso.
Cada um teria gastado cerca de R$ 15 mil pelo pacote, que incluía hospedagem, passagens aéreas, traslados e até encontro com o papa Francisco no Vaticano. A servidora pública Daniela de Sousa, de 42 anos, foi uma das vítimas. Segundo ela, além da cerimônia com o pontífice, o roteiro envolvia visitas a pontos turísticos religiosos espalhados pela Itália, por Portugal e França.
A excursão estava marcada para durar de 30 de abril a 15 de maio e envolvia a tradicional celebração de 13 de maio na cidade portuguesa de Fátima. No dia, os católicos comemoram o ciclo de aparições de Nossa Senhora de Fátima. “Para nós, que somos católicos, uma viagem como essa seria um verdadeiro sonho, um dia especial em nossas vidas – mas o qual nunca teremos, pois fomos passados para trás”, explicou Daniela.
Indicação do padre
Daniela explica jamais ter desconfiado que estava sendo vítima de um golpe, pois a recomendação da Hotur Viagens partiu do padre da igreja que frequenta, o sacerdote Clóvis de Albuquerque. “Foi ele quem nos recomendou [a companhia]. Ele teria realizado o casamento do dono da empresa. Jamais imaginamos se tratar de um golpe”.
Procurado pela reportagem, o pároco confirmou ter sido contatado pelo proprietário da Hotur Viagens, Fernando Montenegro, com a promessa de que ele seria o “diretor espiritual” do trajeto. “Eu acreditei, pois ele era meu conhecido. Havia celebrado o casamento dele”, lamenta o líder religioso, que dirige o Instituto Bíblico de Brasília, na 601 Norte. De acordo com o sacerdote, a prática de guiar excursões é muito comum entre religiosos.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
