Programa Ronda no Bairro chega ao Centro de Maceió nesta sexta (6)
Lançamento acontece às 10h30, no Calçadão do Comércio
As áreas comerciais do Centro da capital alagoana passam a contar com o patrulhamento de proximidade executado pelo Programa Ronda no Bairro a partir desta sexta-feira (6). O lançamento oficial acontece às 10h30, no Calçadão do Comércio, e contará com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, e do superintendente do programa, coronel PM Cícero Silva.
60 agentes de proximidade irão atuar em perímetros delimitados, divididos em 10 patrulhas, das 6h30 às 22h30, nas modalidades a pé, de moto, de bicicleta e de carro. A sensação de segurança será elevada na região que concentra cerca de 600 empresas, cinco mil empregos e onde aproximadamente circulam 12 mil pessoas por dia.
Cada vez mais solicitado pela população, o Ronda no Bairro ganhou a confiança das pessoas ao desempenhar com sucesso uma filosofia já bastante estudada e difundida em vários países e alguns estados brasileiros. A aposta no estreitamento de laços entre moradores, comerciantes e frequentadores das áreas onde o serviço é realizado está sendo comprovadamente bem sucedida, tendo em vista que a redução da incidência de crimes nos territórios é um fato.
O efetivo do programa é voluntário, composto por militares da reserva e da ativa da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e por egressos das Forças Armadas. Todos, antes de começar a atuar nas ruas, passam por um treinamento operacional e social que os prepara para se familiarizar com os eixos de atuação seguidos pelo Ronda: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
O Ronda no Bairro opera em áreas comerciais do Jacintinho desde janeiro e chegou aos bairros do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica em março deste ano.
“O programa ganha a cada dia a confiança das pessoas. As solicitações pela implantação do Ronda em bairros da capital e até mesmo municípios alagoanos não param de chegar, isso prova que estamos no caminho certo e que a segurança pública mais próxima das pessoas é necessária”, afirma o coronel PM Cícero Silva, superintendente do programa.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
