Ufal lamenta morte do dramaturgo Pedro Onofre
Ele era Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas

A comunidade universitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lamenta a morte do jornalista, escritor, poeta e dramaturgo Pedro Onofre, ocorrida na noite desta quarta-feira (4), aos 82 anos de idade. O corpo está sendo velado no cemitério Campo Santo Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro e o sepultamento está marcado para 16 h.
Pedro Onofre, pai do professor da Ufal Sérgio Onofre, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, aprovado pelo Consuni, em 2012, pela importante contribuição artística ao estado de Alagoas. A trajetória profissional do alagoano que fundou o Centro de Estudos Cinematográficos de Alagoas inclui a dedicação ao teatro, ao rádio e à literatura. Ele se destacou como diretor de 29 espetáculos, além de atuar na gestão de instituições e órgãos culturais do Estado.
Os palcos do teatro receberam o ator Pedro Onofre em quase duas dezenas de peças, entre as quais destacam-se: A história de Noé; Cabaré, de Karl Valentin; A Beata Maria do Egito, de Rachel de Queiroz; e O idiota, de Fiódor Destoiévski.
Dirigir espetáculos foi uma das paixões do poeta que mostrou o talento em Terra maldita, de sua autoria, que também encenou, aos 70 anos, sendo a peça de maior sucesso de público; O Galo de 3 pernas; Os fuzis da senhora Carrar; Lampião e O Auto da Compadecida.
No cinema, Pedro Onofre transformou Terra maldita em longa-metragem, precedido por O suicídio (2007); Homens e feras (1995) e Nas trevas da obsessão(1970). O currículo também é recheado com outras seis obras no formato de documentário, além de publicações literárias e artigos em jornais.
Recentemente, Pedro Onofre teve participação no filme independente Em busca da Tronco, do cineasta alagoano Joaquim Alves, que narra a história de um padre com Esclerose Lateral Amiotrófica (Ela).
Em nota nas redes sociais, o professor Sérgio Onofre, ressaltou a paixão do pai dele pela produção artística e pela família. “Ele foi com a paz e a tranquilidade de quem cumpriu sua missão, de quem criou e viu seus filhos e filhas formados e encaminhados na vida, além de netos e netas percorrendo caminhos similares. Com a certeza de quem produziu, e produziu muito, e em quase todos os campos e linguagens artísticas”, lembrou.
Veja também
Últimas notícias

Moradores do bairro Primavera relatam disparo de fogo durante confusão entre dois homens

Imagens mostram momento exato da colisão entre cinco veículos na Av. Leste-Oeste; veja

Jovem é detido no município de Maragogi por comprar veículo roubado

Reajuste de medicamentos tem faixas segundo concorrência entre produtos; entenda

Homem é preso com drogas após demonstrar nervosismo ao ver policiais em Arapiraca

Após mais de 20 anos, homem é preso em Maceió por latrocínio cometido em Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
