Número de mortes por hepatites virais em Alagoas surpreende Ministério da Saúde
Ministério da Saúde lança campanha para eliminar doença
Os números de casos e óbitos por hepatites virais ainda assustam o Ministério da Saúde (MS). Somente em Alagoas, de 2000 a 2016 mais de 400 pessoas morreram de algum tipo delas. Para tentar combater os casos, um plano entre o Governo Federal e os estados, pretende lançar campanhas para a conscientização da população.
De acordo com o relatório divulgado nesta quinta-feira (05) em 16 anos, o estado teve 17 mortes por Hepatite A; 131 pelo tipo B; 300 pela C e 6 pela Hepatite D.
Atualmente, a hepatite C tem o maior número de notificações dentre todas as hepatites no país. Em 2017, a taxa de incidência foi de 11,9 casos por cada 100 mil habitantes. São mais de um milhão de pessoas que tiveram contato com o vírus do tipo C, o que representa 0,71% da população brasileira.
Neste mesmo período de 16 anos, Maceió registrou 549 casos de Hepatite C a cada 100 mil habitantes, e 172 mortes para o mesmo quantitativo.
O tratamento, atualmente disponível no SUS, possibilita em mais de 90% de chance de cura e é oferecido a todos os pacientes com hepatite, independente do grau de lesão do fígado. Desde 2015, 76,5 mil pacientes foram tratados.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
