MP-AL apura morte de peixes em rio da Barra de Santo Antônio
Fenômeno foi registrado por pescadores e moradores da região
O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) divulgou nesta segunda-feira (9), que vai investigar a denúncia de pescadores e moradores da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte alagoano, sobre uma suposta contaminação da água em um rio, que estaria provocando a mortandade de peixes na região.
Segundo a denúncia, isso está acontecendo por conta de tiborna ou a vinhaça que é a sobra do processamento da cana na fabricação do etanol ou do açúcar jogada pela usina instalada na região. Entretanto, não há confirmação sobre a denúncia.
A investigação do caso foi determinada pela promotora de Justiça da Barra de Santo Antônio, Lidia Malta, e um procedimento vai ser instaurado para apurar e averiguar a situação no local. Além do MP, órgãos de proteção ambiental também foram acionados.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Alagoas esteve no local, percorreu toda a área, e fez coletas que passarão por análises. Os resultados devem ser divulgados em uma semana.
Para fazer a denúncia da suposta contaminação, pescadores fizeram vídeos e fotos mostrando a situação dos peixes na água.