Alagoas

Caminhoneiros forjavam falso sequestro para roubar cargas, diz PF

Operação realizada na manhã desta terça-feira (17) cumpriu 173 mandados de busca a apreensão

Por Marcos Filipe Sousa com Assessoria 17/07/2018 15h03
Caminhoneiros forjavam falso sequestro para roubar cargas, diz PF
Delegado Rolando Alexandre - Foto: Thiago Bergamasco | Agência Phocus

No fim da manhã desta terça-feira (17), o delegado da Polícia Federal, Rolando Alexandre, concedeu uma coletiva de imprensa para dar mais informações sobre a operação que desarticulou uma quadrilha responsável por roubos de carga em Alagoas e mais cinco estados.

De acordo com o delegado, 173 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e os principais alvos eram os motoristas envolvidos na organização criminosa. “Eles faziam uma triagem com os motoristas mais propícios a aceitarem o esquema”, explicou o delegado sobre a entrada nos caminhoneiros no esquema.

Na ação, o motorista aceitava transportar uma carga e seguia para a estrada. Em um determinado trecho de alguma rodovia eram utilizados bloqueadores de sinais e o caminhão sumia do rastreamento. “Neste momento, o caminhoneiro se dirigia ao ponto de encontro ou entregava o veículo a um comparsa onde a mercadoria era descarregada”, disse. Após o descarregamento, o caminhoneiro retornava à estrada e emitia o alerta de roubo.

De acordo com a Polícia Federal, os criminosos usavam as mesmas rotas. “As investigações foram dificultadas porque o roubo ocorria em um estado, mas a comunicação e articulação em outro”.

Nas casas dos motoristas presos foram apreendidas quantias consideráveis de dinheiro, e as investigações serão aprofundadas com o material apreendido, detalhou o delegado.

Donos de estabelecimentos comerciais também foram presos, pois recebiam as cargas roubadas.

Os envolvidos serão autuados por furto qualificado, receptação qualificada, falsa comunicação de crime, lavagem de dinheiro e organização criminosa.