SMTT terá novo pátio para veículos removidos
O local possui mais de 10 mil metros quadrados e terá um posto de atendimento à população
A partir do mês de setembro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) contará com um novo pátio para armazenamento de veículos recolhidos na capital. A empresa Transguard do Brasil, vencedora da licitação Nº 58/2018, será a responsável pelo gerenciamento do espaço, remoção e leilões de veículos. O local, que será instalado no bairro do Tabuleiro do Martins, possui mais de 10 mil metros quadrados e terá um posto de atendimento à população, além de segurança 24 horas.
Também está previsto no contrato licitatório a aquisição de guinchos e da prensa compactadora de carros, que irá servir como auxílio no descarte sustentável dos veículos em estado de deterioração. Já os leilões serão realizados a cada três meses e oferecerão preços acessíveis aos participantes, evitando assim, a superlotação do pátio e possíveis avarias nos veículos.
“É muito importante destacar que este novo sistema de remoção e armazenamento será algo inovador para Maceió. Todos os meios de transporte que estiverem na SMTT serão removidos para o novo espaço da empresa e ficarão sob a sua administração. Um passo bastante positivo, que possibilitará que o órgão retire das ruas automóveis e motocicletas irregulares. As sucatas de carros abandonados que são foco de doenças também serão removidas ao novo pátio”, explica o superintendente da SMTT, Antônio Moura.
“Outro ponto essencial desta nova etapa é o serviço de leilão dos veículos removidos. Contaremos com mais agilidade e rotatividade neste processo e aumentaremos o número das ações, onde a cada três meses os leilões serão realizados na capital”, complementa o gestor.
Como determina o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a SMTT continuará com a fiscalização ampla dos veículos, fazendo o recolhimento ao depósito quando necessário. Também será possível recolher e guardar carros abandonados em vias públicas que dificultam a acessibilidade da população. O novo pátio proporcionará mais segurança e maior conservação aos automóveis e motocicletas removidos.
Mais conscientização
A Superintendência ressalta que a conscientização do cidadão é muito importante para que os casos de remoção de veículos diminuam na capital. A maior causa desta medida administrativa registrada pelo órgão é o estacionamento irregular, seja ele em passeios, ciclovias, garagens ou em locais proibidos pela sinalização.
Obstruir a passagem dos pedestres com o estacionamento indevido, além de ser ilegal, também prejudica o fluxo de pedestres nas calçadas, atrapalha o acesso dos cadeirantes, do deficiente visual e causa degradação ao patrimônio público, que não foi projetado para suportar o peso dos veículos.
Estacionar no passeio público é uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Outra situação onde a medida administrativa que causa a remoção do veículo ao depósito é quando ele está em desacordo com a legislação de trânsito, como por exemplo licenciamento atrasado, que é considerada uma infração gravíssima. A falta de itens obrigatórios de segurança é outro fator, que é considerado um tipo infração grave.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
