Prefeitura leva música, dança, esporte e oficinas para crianças e adolescentes
O serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS
Crianças e adolescentes, adultos e idosos de União dos Palmares continuam assistidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os atendimentos são em grupos. Por meio do programa eles tem acesso à atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
"A família toda é atendida, desde a criança, aos avós e os pais, e com esse acompanhamento o CRAS consegue construir uma vida melhor para essas famílias". Comentou Marciel Barbosa, Assistente Social.
As crianças têm acesso a oficinas de esportes, música, dança, artesanato, aula de teclado, coral, refeição, aulas de capoeira, além do acompanhamento técnico dos profissionais do serviço social, pedagogia e psicologia. Pontua a Secretária de Assistencia Social, Gabriela Yasmine Lins.
Unidade de oferta
O serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Núcleos, em União as atividades são realizadas nos CRAS do Sagrada Família, Roberto Correia de Araújo e Padre Donald, além dos núcleos em Rocha Cavalcante, Santa Fé e Timbó.
"Aproximadamente o município atende 470 crianças e adolescentes, que estão cadastradas no programa. Esse número é bem maior na realidade quando inserimos os adultos e idosos". diz Terezinha Márcia, coordenadora da Proteção Básica.
Público Atendido
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
