Geral

Prefeitura leva música, dança, esporte e oficinas para crianças e adolescentes

O serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS

Por Assessoria 27/08/2018 15h03
 Prefeitura leva música, dança, esporte e oficinas para crianças e adolescentes
Prefeitura leva música, dança, esporte e oficinas para crianças e adolescentes - Foto: Assessoria

Crianças e adolescentes, adultos e idosos de União dos Palmares continuam assistidos por meio do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os atendimentos são em grupos. Por meio do programa eles tem acesso à atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

"A família toda é atendida, desde a criança, aos avós e os pais, e com esse acompanhamento o CRAS consegue construir uma vida melhor para essas famílias". Comentou Marciel Barbosa, Assistente Social. 

As crianças têm acesso a oficinas de esportes, música, dança, artesanato, aula de teclado, coral, refeição, aulas de capoeira, além do acompanhamento técnico dos profissionais do serviço social, pedagogia e psicologia. Pontua a Secretária de Assistencia Social, Gabriela Yasmine Lins. 
 
Unidade de oferta

O serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Núcleos, em União as atividades são realizadas nos CRAS do Sagrada Família, Roberto Correia de Araújo e Padre Donald, além dos núcleos em Rocha Cavalcante, Santa Fé e Timbó. 

"Aproximadamente o município atende 470 crianças e adolescentes, que estão cadastradas no programa. Esse número é bem maior na realidade quando inserimos os adultos e idosos". diz Terezinha Márcia, coordenadora da Proteção Básica. 

Público Atendido
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único. 

Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.