Prefeitura leva música, dança, esporte e oficinas para crianças e adolescentes
O serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS
Crianças e adolescentes, adultos e idosos de União dos Palmares continuam assistidos por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os atendimentos são em grupos. Por meio do programa eles tem acesso à atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
"A família toda é atendida, desde a criança, aos avós e os pais, e com esse acompanhamento o CRAS consegue construir uma vida melhor para essas famílias". Comentou Marciel Barbosa, Assistente Social.
As crianças têm acesso a oficinas de esportes, música, dança, artesanato, aula de teclado, coral, refeição, aulas de capoeira, além do acompanhamento técnico dos profissionais do serviço social, pedagogia e psicologia. Pontua a Secretária de Assistencia Social, Gabriela Yasmine Lins.
Unidade de oferta
O serviço é ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Núcleos, em União as atividades são realizadas nos CRAS do Sagrada Família, Roberto Correia de Araújo e Padre Donald, além dos núcleos em Rocha Cavalcante, Santa Fé e Timbó.
"Aproximadamente o município atende 470 crianças e adolescentes, que estão cadastradas no programa. Esse número é bem maior na realidade quando inserimos os adultos e idosos". diz Terezinha Márcia, coordenadora da Proteção Básica.
Público Atendido
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
Objetivo
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Veja também
Últimas notícias
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
De olho em 2026, primeira-dama de Maceió muda nome no Instagram
Incêndio iniciado em celular atinge apartamento no bairro do Farol, em Maceió
Funcionários da Assembleia Legislativa terão férias coletivas entre dezembro e fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
