PCC em Alagoas se destaca no ano em completa 25 anos
Facção faz jubileu de prata nesta sexta-feira (31) e estampou os noticiários em Alagoas nos últimos meses

Há exatos 25 anos, oito presos integrantes de um time de futebol em um presídio do interior paulista fundavam o Primeiro Comando do Capital (PCC). A facção se tornou a mais poderosa no país se inspirando no modelo empresarial, e neste ano do seu jubileu de prata, estampou o noticiário alagoano, como nunca havia ocorrido antes.
Ainda no começo do ano, Alagoas apareceu em quarto lugar no país no ranking com mais filiados ao PCC. O levantamento foi realizado pelo pelo Centro de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público de São Paulo, o Estado possui 970 membros da facção.
Em julho, o jornal O Globo trouxe uma reportagem sobre a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país, e apresentou bilhetes encontrados dentro da Penitenciária de Presidente Bernardes II, em São Paulo, ordenavam ações da facção criminosa em diversas regiões do país para eliminar os rivais.
O comando nacional pedia que os membros se infiltrassem nas favelas e comunidades onde o Comando Vermelho (CV) possui domínio do tráfico de drogas em Alagoas.
Ainda no mesmo mês, novos bilhetes foram encontrados, onde o alto comando planejava ataques aos fóruns de justiça nas capitais brasileiras em busca de armas. Isso geral e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) pediu reforço policial.
Um mês depois foi lançado o livro dos pesquisadores Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias, “A Guerra – A Ascenção do PCC e o Mundo do Crime no Brasil”, onde apresentaram que a facção paulista é predominante em Alagoas, Sergipe, Acre, Roraima e Piauí. Eles classificaram como “alta”, a influência da facção no estado de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
