PCC em Alagoas se destaca no ano em completa 25 anos
Facção faz jubileu de prata nesta sexta-feira (31) e estampou os noticiários em Alagoas nos últimos meses
Há exatos 25 anos, oito presos integrantes de um time de futebol em um presídio do interior paulista fundavam o Primeiro Comando do Capital (PCC). A facção se tornou a mais poderosa no país se inspirando no modelo empresarial, e neste ano do seu jubileu de prata, estampou o noticiário alagoano, como nunca havia ocorrido antes.
Ainda no começo do ano, Alagoas apareceu em quarto lugar no país no ranking com mais filiados ao PCC. O levantamento foi realizado pelo pelo Centro de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público de São Paulo, o Estado possui 970 membros da facção.
Em julho, o jornal O Globo trouxe uma reportagem sobre a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC) no país, e apresentou bilhetes encontrados dentro da Penitenciária de Presidente Bernardes II, em São Paulo, ordenavam ações da facção criminosa em diversas regiões do país para eliminar os rivais.
O comando nacional pedia que os membros se infiltrassem nas favelas e comunidades onde o Comando Vermelho (CV) possui domínio do tráfico de drogas em Alagoas.
Ainda no mesmo mês, novos bilhetes foram encontrados, onde o alto comando planejava ataques aos fóruns de justiça nas capitais brasileiras em busca de armas. Isso geral e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) pediu reforço policial.
Um mês depois foi lançado o livro dos pesquisadores Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias, “A Guerra – A Ascenção do PCC e o Mundo do Crime no Brasil”, onde apresentaram que a facção paulista é predominante em Alagoas, Sergipe, Acre, Roraima e Piauí. Eles classificaram como “alta”, a influência da facção no estado de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
