Nenhum estado brasileiro atinge meta do Ideb para o ensino médio
Alagoas é um dos estados que teve crescimento no índice
O Mistério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta segunda-feira (03) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio brasileiro. E o resultado é espantoso, pois nenhum estado brasileiro atingiu a meta que tinha para 2017, que era de 4,7 pontos.
O índice é calculado a cada dois anos para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro
Em um comparativo com os dados de 2015, cinco estados registraram queda no Ideb do ensino médio. Na lista estão Amazonas (3,5), Roraima (3,5), Amapá (3,2), Bahia (3,0) e Rio de Janeiro (3,9).
Alagoas ao contrário desses cinco estados, cresceu alguns pontos e saiu de 3,1 para 3,5 pontos, mas também não atingiu a meta deste ano.
Já o Ideb do ensino fundamental atingiu a nota prevista para 2017 de 5,5 pontos. Apenas três estados não conseguiram alcançar a meta: Rio de Janeiro, Amapá e Rio Grande do Sul.
O Ceará se destacou, superando a meta proposta para 2017, em 1,4 ponto. Oito estados alcançaram um Ideb maior ou igual a 6,0: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Os estados do Ceará, Alagoas e Piauí apresentaram os maiores crescimentos no período
Alagoas nesta fase escolar registrou um aumento. O estado saiu da casa dos 4,7 e foi para 5,2 pontos, atingindo a meta regional que era de 4,2.
Apesar do resultado em 2017 ser satisfatório no ensino fundamental, comparado a 2015 o índice ainda é considerado mediano. “Foi um crescimento inexpressivo. Estamos muito distantes das metas propostas. É mais uma notícia trágica para o ensino médio do Brasil”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.
Em 2017, 41.515 escolas nos anos iniciais do ensino fundamental, 25.530 nos anos finais e 9.597 do ensino médio tiveram o Ideb calculado. Os dados dos estabelecimentos, segundo o Inep, referem-se à rede pública, com exceção do ensino médio, em que entram colégios privados na conta.
Veja também
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
