Antirrábica: vacinação de animais começa dia 24 na área rural
Com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Maceió (SMS), inicia a campanha de vacinação antirrábica no dia 24 deste mês, na área rural, e segue até o dia 28. Já na zona urbana da capital, os animais devem ser vacinados no dia 29 de setembro, Dia D da campanha.
De acordo com Samyr Barros, coordenador-geral do antigo Centro de Controle Zoonoses, é fundamental imunizar os animais para evitar que eles contraiam a doença.
“Isso faz parte da estratégia das secretarias de saúde para combater a raiva humana, através do controle da raiva animal. As consequências de uma não vacinação é que nós podemos aumentar a probabilidade de surgimento da raiva, que é uma doença incurável e que pode levar até o óbito”, explicou.
A intenção da campanha é vacinar mais de 90 mil animais em Maceió. Na zona rural, do dia 24 a 28 de setembro, equipes itinerantes do Zoonoses percorrerão sítios, chácaras e casas de áreas mais afastadas da cidade.
No dia D da campanha, 29 de setembro, os cães e gatos da área urbana poderão ser imunizados em mais de 140 unidades de saúde. Neste dia, devem ser vacinados cerca de 90% dos animais.
Orientações
Os animais só podem ser vacinados a partir dos quatro meses de vida. Caso apresentem doenças de pele ou estejam muito debilitados, eles não devem ser vacinados.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
