Saúde

Antirrábica: vacinação de animais começa dia 24 na área rural

Por SMS 14/09/2018 11h11
Antirrábica: vacinação de animais começa dia 24 na área rural
Mais de 90 mil animais devem ser vacinados na capital. - Foto: Internet

Com o objetivo de imunizar cães e gatos contra a raiva, a Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Maceió (SMS), inicia a campanha de vacinação antirrábica no dia 24 deste mês, na área rural, e segue até o dia 28. Já na zona urbana da capital, os animais devem ser vacinados no dia 29 de setembro, Dia D da campanha.

De acordo com Samyr Barros, coordenador-geral do antigo Centro de Controle Zoonoses, é fundamental imunizar os animais para evitar que eles contraiam a doença.

“Isso faz parte da estratégia das secretarias de saúde para combater a raiva humana, através do controle da raiva animal. As consequências de uma não vacinação é que nós podemos aumentar a probabilidade de surgimento da raiva, que é uma doença incurável e que pode levar até o óbito”, explicou.

A intenção da campanha é vacinar mais de 90 mil animais em Maceió. Na zona rural, do dia 24 a 28 de setembro, equipes itinerantes do Zoonoses percorrerão sítios, chácaras e casas de áreas mais afastadas da cidade.

No dia D da campanha, 29 de setembro, os cães e gatos da área urbana poderão ser imunizados em mais de 140 unidades de saúde. Neste dia, devem ser vacinados cerca de 90% dos animais.

Orientações
Os animais só podem ser vacinados a partir dos quatro meses de vida. Caso apresentem doenças de pele ou estejam muito debilitados, eles não devem ser vacinados.