Usar celular ao volante é mais perigoso do que dirigir embriagado, diz especialista
Dados do Denatran mostram que o número de multas por causa do celular no primeiro semestre de 2018 dobrou, quando comparado ao mesmo período do ano passado
O uso de celular no volante já é a principal causa de acidentes no país, superando até mesmo a mistura de álcool e direção. De acordo com especialistas, o aparelho tira a atenção dos motoristas e pode ser responsável por graves acidentes.
Um levantamento do Jornal da Record feito com base nos dados do Denatran mostra que, em um ano, dobrou o número de motoristas multados por usar celular ao dirigir.
O total de multas por causa do celular no país passou de 268 mil no primeiro semestre de 2018, mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado.
Luiz Fonseca, analista de trânsito, diz que o celular pode ser até mais perigoso do que a bebida alcoólica. “É muito mais perigoso usar o celular do que beber porque a pessoa deixa de prestar atenção no que ela tem que fazer, de tomar decisões importantes”, diz.
Muitos motoristas usam aplicativos no celular para evitar trechos congestionados e até para trabalhar, o que é permitido. O suporte para o celular pode ser uma saída para que o motorista não digite durante a viagem com o telefone preso ao painel.
O especialista explica, porém, que ainda assim há riscos. “O problema é o cérebro ocupado e não a mão. Mesmo parado no semáforo, você continua dirigindo”, alerta Luiz .
Para assistir aos vídeos do Jornal da Record, acesse PlayPlus.com e baixe o aplicativo .
O Jornal da Record vai ao ar de segunda a sexta a partir das 21h45 e aos sábados a partir das 19h45.
Veja também
Últimas notícias
Sistema Socioeducativo de Alagoas recebe 1º ciclo de audiências concentradas de 2026
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em 47 municípios de Alagoas
Polícia aguarda laudo do IML e audiência para ouvir menina autista sobre suspeita de abuso
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
DMTT regulamenta compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
