MP e CES promovem encontros regionais para discutir o controle social do SUS
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) estarão realizando, nos dias 20 e 21 próximos, dois encontros macrorregionais da saúde com o tema: “A ousadia de assegurar o atendimento universal ao SUS”. Os eventos serão destinados a promotores de justiça, conselheiros municipais de saúde, secretários municipais de saúde e prefeitos, nas cidades de Arapiraca e Maceió, sempre a partir das 8h30.
Os encontros vão contar com uma mesa redonda, onde participarão das discussões o promotor de justiça Paulo Henrique Carvalho Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital e da Promotoria de Justiça de Igreja Nova, e o presidente do CES, Jesonias da Silva. Além de fazerem abordagem sobre o tema central dos eventos, eles também falarão a respeito da necessidade da organização dos conselhos municipais para atuarem em defesa de políticas públicas de saúde e sobre o protagonismo dos conselhos em atuarem em parceria com o Ministério Público.
As atividades também terão a missão de aproximar o MP do controle social, além de qualificar conselheiros e gestores acerca do papel que cada um exerce na politica municipal de saúde e na relação com o Ministério Público, uma vez que a instituição é órgão de controle externo e contribui na garantia da implantação dessas politicas públicas.
Os encontros
De acordo com a programação, nesta quinta-feira (20), estarão reunidos em Arapiraca, no Teatro Cenecista Thereza Auto Teófilo (que fica ao lado do Colégio Cenecista Bom Conselho), o público alvo das comarcas e dos municípios que compreendem a 2ª macrorregião de saúde, no horário compreendido entre 8h30 e 13h. Já na sexta-feira (21), o evento ocorrerá no auditório Procurador de Justiça Edgar Valente de Lima Filho, no prédio-sede do MPE/AL, no Poço, com representantes das cidades que integram a 1¤ macrorregião, com sede em Maceió.
A ideia de promover esses debates envolvendo Ministério Público e Conselho Estadual de Saúde teve o apoio do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que enxergou nessa oportunidade a chance de tornar mais efetiva a atuação dos municípios em relação a saúde pública, especialmente por meio dos seus gestores e conselheiros municipais, que vão ser capacitados tanto para melhor requerer atendimento à população quanto para saber aplicar da forma correta os recursos públicos.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) do Ministério Público, promotor de justiça José Antônio Malta Marques, que está à frente da organização dos eventos, destacou a importância da organização dos conselhos como instrumento de representação, mobilização social e de conscientização na defesa de melhores condições de vida do cidadão. "O MP avalia que encontros como esses representam uma importante oportunidade de estreitarmos os laços com essas ferramentas que a sociedade tem para garantir os seus direitos. É importante que os conselhos sejam estruturados e organizados para uma efetiva atuação", disse ele.
30 anos do SUS
Esses encontros fazem parte das comemorações dos 25 anos de Conselho Estadual de Saúde e dos 30 anos do Sistema Único de Saúde, que tiveram início em julho e têm o objetivo de envolver todos os segmentos sociais na discussão sobre o Sistema Único de Saúde e a participação popular. Já foram realizados sete encontros regionais envolvendo o controle social e os movimentos sociais dos 102 municípios. Foram dois encontros nas duas macrorregiões com presidentes e secretárias executivas dos conselhos municipais e cinco com os movimentos sociais.
“Os debates nesses eventos foram fundamentais para trocarmos experiências com os conselheiros e as lideranças sociais. Levamos qualificação, conscientização e informação sobre a importância da participação popular nos conselhos municipais de saúde”, informou o presidente do CES, Jesonias da Silva.
Esses dois momentos com o Ministério Público vão marcar o encerramento da etapa de mobilização organizada pelo CES.
Veja também
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
