Comissão do TJAL prepara sistema para encaminhar réus a grupos de autoajuda
A ação é inédita entre tribunais do Brasil e deve estar pronto até o dia 1º de outubro
Pessoas envolvidas em processos criminais ou cíveis e que tenham vício em álcool ou outras drogas, serão encaminhados a grupos de autoajuda. O sistema deve estar pronto até o dia 1º de outubro, como foi definido nesta quarta-feira (19), numa reunião pela Comissão de Implementação do Programa Cooperando.
O Programa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) visa encaminhar essas pessoas para grupos como o Alcoólicos (AA) e o Narcóticos Anônimos (NA). As varas judiciais farão o acompanhamento da frequência dos encaminhados às reuniões dos grupos, e o tratamento poderá servir como condicionante para a suspensão de uma ação criminal, por exemplo.
Serão respeitados o anonimato e a forma de trabalho dos grupos. A ação, que é inédita entre tribunais do Brasil, foi instituída após assinatura de termo de cooperação com o AA e o NA, no último dia 12, pelo presidente do TJAL, Otávio Praxedes.
“Alinhamos hoje com a Diretoria de Tecnologia (Diati) que até o dia primeiro será entregue o modelo de relatório que será disponibilizado para os grupos, pelos quais eles retornarão informações às unidades judiciais. E a coordenação do Programa vai colher esses dados para gerar estatísticas”, explicou o juiz Maurílio Ferraz, subcoordenador da Comissão.
Um cronograma de treinamentos para magistrados e servidores que atuarão na área, foi acertado também durante a reunião.
O juiz Maurílio Ferraz destaca que os Alcoólicos Anônimos estão presentes em todas as Comarcas de Alagoas, e os Narcóticos atuam em Maceió e Arapiraca. No total, são 196 grupos de autoajuda. Com a cooperação, a “rede” varas do Judiciário se unirá à rede desses grupos, como define Ferraz. “São forças vivas da sociedade, que a gente sabe que existem, mas não estão conectadas. O Tribunal vai ser o elo entre as duas”.
Também já está confirmada a participação do Juizado de Violência Doméstica de Arapiraca, 14ª Vara Criminal de Maceió (Crimes de Trânsito), 28ª Vara Cível da Capital (Infância e Juventude), 15ª Vara Criminal de Maceió (Entorpecentes) e 3ª Vara Criminal de Santana de Ipanema.
Veja também
Últimas notícias
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Gatinho para adoção com 4 orelhas vira sensação nas redes
Homem que espancou esposa até deixá-la cega no Sertão de AL é preso na Bahia
Ex-dirigentes do INSS fecham delação e entregam Lulinha e políticos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
