Comissão do TJAL prepara sistema para encaminhar réus a grupos de autoajuda
A ação é inédita entre tribunais do Brasil e deve estar pronto até o dia 1º de outubro
Pessoas envolvidas em processos criminais ou cíveis e que tenham vício em álcool ou outras drogas, serão encaminhados a grupos de autoajuda. O sistema deve estar pronto até o dia 1º de outubro, como foi definido nesta quarta-feira (19), numa reunião pela Comissão de Implementação do Programa Cooperando.
O Programa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) visa encaminhar essas pessoas para grupos como o Alcoólicos (AA) e o Narcóticos Anônimos (NA). As varas judiciais farão o acompanhamento da frequência dos encaminhados às reuniões dos grupos, e o tratamento poderá servir como condicionante para a suspensão de uma ação criminal, por exemplo.
Serão respeitados o anonimato e a forma de trabalho dos grupos. A ação, que é inédita entre tribunais do Brasil, foi instituída após assinatura de termo de cooperação com o AA e o NA, no último dia 12, pelo presidente do TJAL, Otávio Praxedes.
“Alinhamos hoje com a Diretoria de Tecnologia (Diati) que até o dia primeiro será entregue o modelo de relatório que será disponibilizado para os grupos, pelos quais eles retornarão informações às unidades judiciais. E a coordenação do Programa vai colher esses dados para gerar estatísticas”, explicou o juiz Maurílio Ferraz, subcoordenador da Comissão.
Um cronograma de treinamentos para magistrados e servidores que atuarão na área, foi acertado também durante a reunião.
O juiz Maurílio Ferraz destaca que os Alcoólicos Anônimos estão presentes em todas as Comarcas de Alagoas, e os Narcóticos atuam em Maceió e Arapiraca. No total, são 196 grupos de autoajuda. Com a cooperação, a “rede” varas do Judiciário se unirá à rede desses grupos, como define Ferraz. “São forças vivas da sociedade, que a gente sabe que existem, mas não estão conectadas. O Tribunal vai ser o elo entre as duas”.
Também já está confirmada a participação do Juizado de Violência Doméstica de Arapiraca, 14ª Vara Criminal de Maceió (Crimes de Trânsito), 28ª Vara Cível da Capital (Infância e Juventude), 15ª Vara Criminal de Maceió (Entorpecentes) e 3ª Vara Criminal de Santana de Ipanema.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
