TJAL discute medidas para recuperar dependentes que cometem pequenos delitos
Juiz Maurílio Ferraz, da 15ª Vara Cível da Capital, apresentou os benefícios da implantação de um projeto com esse objetivo para o presidente Otávio Leão Praxedes
?Um projeto que visa a recuperação de usuários de drogas que cometem delitos de menor potencial ofensivo em Alagoas foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (11), ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Otávio Praxedes Leão, pelo juiz Maurício da Silva Ferraz, da 15a Vara Cível de Maceió, e pelo psicoterapeuta Paulo Campos.
Na oportunidade, o desembargador Otávio Praxedes classificou como brilhante a ideia e garantiu o apoio da Presidência na implantação do projeto.
O juiz Maurílio Ferraz sugeriu a criação de uma rede para o encaminhamento dos dependentes químicos em desacordo com a lei a um dos 196 grupos de autoajuda existentes em Alagoas. “Esse projeto é uma contribuição única para a sociedade, que tem família desestruturaras em razão do uso de entorpecentes”, reforçou o magistrado.
O psicoterapeuta Paulo Campos deu como exemplo a Justiça dos Estados Unidos que aplica, em muitos casos, essa medida como pena alternativa. “Quando uma pessoa frequenta 90 dias as reuniões em Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, começa a criar um vínculo muito forte com o grupo. Dados seguros apontam que, após esse período, boa parte dos dependentes químicos continua com essa filosofia de vida”.
O especialista no assunto destacou que as reuniões nos grupos de autoajuda são totalmente gratuitas. “Com isso, o Judiciário não terá que desembolsar nenhum centavo para o tratamento dos usuários”.
Veja também
Últimas notícias
PoderData/Aya mostra Flávio Bolsonaro com 51% e Lula com 49% no 2º turno
Irmãs adolescentes são apreendidas com 1 kg de maconha em Messias
Polícia investiga dono de carga com drogas e mil cigarros eletrônicos em Arapiraca
Maceió recebe atos de Flávio Bolsonaro e Lula hoje; veja locais e horários
CEO da Quaest teria feito contrato de R$ 150 mil mensais com Vorcaro
Polícia procura suspeitos de matar jovem perto de igreja em Ipioca
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
