Cotado para ministro da Fazenda de Bolsonaro, Paulo Guedes defende "nova CPMF" e alíquota única de IR
Economista ainda apontou que o pacote de superprivatizações levará tempo até se concretizar, mas garantiu que não haverá indicações partidárias para nenhuma das empresas
Para uma plateia restrita em uma gestora independente, o economista Paulo Guedes - tido como o "posto Ipiranga" de Jair Bolsonaro e o nome que comandará o Ministério da Fazenda caso o candidato do PSL seja eleito - anunciou na última terça-feira (18) as medidas econômicas que pretende implementar. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
O economista pretende recriar um imposto com as mesmas características da famigerada CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), além de criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas, aplicando a mesma taxação na tributação da distribuição de lucros e dividendos. Por outro lado, estuda eliminar a contribuição patronal para a previdência que incide sobre a folha de salário - com a mesma alíquota. O economista ainda armou que está sendo auxiliado pelo economista Marcos Cintra — foi ele que o convenceu, por exemplo, a criar um imposto nos moldes da CPMF. O novo imposto se chamaria Contribuição Previdenciária e seria destinado a nanciar o INSS.
Já segundo a coluna de Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo (https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/paulo-guedes-defende-100-dedividendos-das-estatais-para-uniao/), Guedes ainda armou que pretende negociar para que a União receba 100% dos dividendos distribuídos pelo BNDES que hoje contribui com até 25% do lucro obtido. “Pagar juros de dívida só vendendo estatal é atraso de 30 anos”, disse ele. Além disso, Guedes apontou que o pacote de superprivatizações levará tempo até se concretizar, mas garantiu que não haverá indicações partidárias para nenhuma das empresas.
Veja também
Últimas notícias
PRF anuncia Operação Tiradentes nas rodovias federais de Alagoas
Homem é assassinado dentro de casa no município de Novo Lino
Jovem é baleado enquanto estava trabalhando no Santos Dumont, em Maceió
[Vídeo] Suspeitos de armazenar e divulgar pornografia envolvendo menores são presos em Alagoas
Trio é preso com drogas e mandados em aberto durante ação da Polícia Militar em Arapiraca
Jovem é assassinado ao chegar à casa da sogra no Tabuleiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
