Cotado para ministro da Fazenda de Bolsonaro, Paulo Guedes defende "nova CPMF" e alíquota única de IR
Economista ainda apontou que o pacote de superprivatizações levará tempo até se concretizar, mas garantiu que não haverá indicações partidárias para nenhuma das empresas
Para uma plateia restrita em uma gestora independente, o economista Paulo Guedes - tido como o "posto Ipiranga" de Jair Bolsonaro e o nome que comandará o Ministério da Fazenda caso o candidato do PSL seja eleito - anunciou na última terça-feira (18) as medidas econômicas que pretende implementar. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
O economista pretende recriar um imposto com as mesmas características da famigerada CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), além de criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas, aplicando a mesma taxação na tributação da distribuição de lucros e dividendos. Por outro lado, estuda eliminar a contribuição patronal para a previdência que incide sobre a folha de salário - com a mesma alíquota. O economista ainda armou que está sendo auxiliado pelo economista Marcos Cintra — foi ele que o convenceu, por exemplo, a criar um imposto nos moldes da CPMF. O novo imposto se chamaria Contribuição Previdenciária e seria destinado a nanciar o INSS.
Já segundo a coluna de Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo (https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/paulo-guedes-defende-100-dedividendos-das-estatais-para-uniao/), Guedes ainda armou que pretende negociar para que a União receba 100% dos dividendos distribuídos pelo BNDES que hoje contribui com até 25% do lucro obtido. “Pagar juros de dívida só vendendo estatal é atraso de 30 anos”, disse ele. Além disso, Guedes apontou que o pacote de superprivatizações levará tempo até se concretizar, mas garantiu que não haverá indicações partidárias para nenhuma das empresas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
