Audiência Pública para o orçamento de 2019 será realizada no sábado (29)

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) de Maceió realizará neste sábado (29) a Audiência Pública para a Lei Orçamentária Anual de 2019, das 8h30 às 11h30, no auditório da Faculdade Seune, na Avenida Dom Antônio Brandão, 204, Farol. Além do encontro presencial, a Semec disponibiliza até quinta (27) a audiência eletrônica, pelo site www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a terceira lei ordinária do sistema orçamentário previsto na Lei Orgânica de Maceió. Nela, está estimada a receita e fixada a despesa do município para um exercício financeiro (um ano). A audiência pública permite a participação da população maceioense na construção de prioridades para a LOA, observando o que foi planejado no Plano Plurianual do Município (PPAM) e priorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019, pois por ser a LOA, subordinada ao PPA e à LDO, não pode conter dispositivos que os contrariem.
Para o diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, Jaílton Nicácio, pode-se comparar a audiência pública ao planejamento financeiro de uma família.
“Guardada as devidas proporções, dá para comparar os gastos e o planejamento financeiro de uma família com a construção da LOA, porque levando em consideração o orçamento, o município tem que escolher quais as prioridades. Assim como uma família tem que muitas vezes decidir se vai comprar uma geladeira ou um fogão, a Prefeitura defini onde e como serão gastos, tendo em vista as prioridades de determinada região”, salientou Jaílton Nicácio.
A audiência pública pelo portal do cidadão estará disponível até quinta (27) e tem um formato parecido com a da LDO, que foi realizada no mês de abril desse ano. Para quem já participou das audiências anteriores, é só utilizar o mesmo login e senha. Quem ainda não participou, basta acessar o site e fazer o cadastro. Após o login, o cidadão será direcionado a área onde deve selecionar o bairro onde mora, para depois escolher a demanda que julgue como prioritária para sua região, entre as elencadas.
O secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, destacou a importância da participação do cidadão na construção do orçamento municipal.
“A Prefeitura de Maceió traz diversas formas de participação dos cidadãos. As audiências públicas para LDO e para a LOA são exemplos práticos disso. É de fundamental importância que o cidadão maceioense participe destas oportunidades porque estamos dando voz a quem faz parte das comunidades, que nos ajudam a identificar suas principais necessidades para trabalharmos em ações eficazes de melhoria da cidade e dos serviços públicos prestados à população”, salientou o secretário.
Para a audiência presencial, não há necessidade de inscrição prévia. Basta assinar a lista de presença que será disponibilizada na entrada do evento.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
