Justiça Eleitoral confirma caminhada de Renan Filho na orla neste domingo (30)
Recomendação revogada pelo TRE/AL aumentava equivocadamente a área da chamada “Rua Fechada” em mais de 600 metros
O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Pedro Augusto Mendonça de Araújo, concedeu neste sábado (29) medida liminar garantindo a realização da Caminhada da Vitória a ser promovida pela Coligação Avança Mais Alagoas neste domingo (30), na orla de Maceió. A coligação é encabeçada pelo governador Renan Filho (MDB) e pelo senador Renan Calheiros (MDB), que buscam a reeleição.
A decisão suspende a medida administrativa imposta na última sexta-feira (28) pelo juiz eleitoral Nelson Tenório de Oliveira Neto, da 54ª Zona Eleitoral, que ampliava de forma equivocada, em cerca de 600 metros, a área destinada às atividades da “Rua Fechada”, na Pajuçara. A medida restringia as atividades de propaganda eleitoral entre a Praça Gogó da Ema, em frente ao antigo Alagoinhas, ao restaurante Imperador dos Camarões, na altura do Hotel Ibis.
A área da Rua Fechada, porém, se estende apenas da Praça Gogó da Ema às proximidades do Kanoa Beach Bar. De acordo com o advogado Luciano Guimarães, a decisão do desembargador Pedro Augusto Mendonça corrige um equívoco grave que impossibilitaria a realização da caminhada.
“O percurso previsto para a caminhada é de 1.500 metros, entre o restaurante Dragão e os 7 Coqueiros. Com a restrição de espaço determinada pela medida administrativa, restariam pouco mais 500 metros para as atividades. Estamos felizes com a decisão rápida do Tribuna Regional Eleitoral em sustar esse abuso cometido pelo juiz da 54ª Zona e garantir o direito à propaganda eleitoral, não só da nossa coligação, mas de qualquer candidato”, observou o advogado.
Na decisão, o desembargador Pedro Augusto apontou os problemas encontrados na recomendação administrativa. “Verifica-se que a Recomendação Administrativa no 02/2018, da lavra do Juízo Eleitoral da 54ª Zona, responsável pelos atos de fiscalização do exercício da propaganda eleitoral e do Poder de Polícia nas Eleições 2018, promove desarrazoada vedação de realização de atos de propaganda eleitoral, com prejuízo para a liberdade de expressão. (…) Cabe ao Juiz Eleitoral exercer o poder de polícia mas, ao mesmo tempo, que existem limites claros à tal atuação, de forma que ela deverá se restringir às providências necessárias para inibir práticas ilegais. Qualquer extrapolação desse limite, portanto, transborda os contornos da legalidade e da legítima atuação estatal, consistindo em verdadeira restrição de direitos fundamentais”, ressaltou o magistrado.
O desembargador lembrou ainda que a realização do ato da Coligação Avança Mais Alagoas estava prevista desde o mês de agosto, havendo sido autorizada previamente pela Justiça Eleitoral, Comando do Policiamento da Capital, Superintendência Municipal de Convívio Urbano de Maceió (SMCCU) e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT).
“Conforme consta de notícia veiculada no sítio da Prefeitura Municipal de Maceió, no dia 06.09.2018, o espaço conhecido como ‘Rua Fechada’ ganhou mais 160 metros, em direção ao totem Eu Amo Maceió. Essa ampliação em nada se confunde ou coincide com o trajeto delimitado pelos impetrantes para a realização de sua caminhada/passeata que, repita-se, foi informada oficialmente desde o dia 16.08.2018 e tem como percurso o trecho compreendido entre o Atlantic e a Praça dos Sete Coqueiros. Sendo ainda mais claro, o percurso do evento de campanha não adentra o espaço da ‘Rua Fechada’”, destacou o magistrado em sua decisão.
A caminhada será conduzida pelo governador Renan Filho e pelos candidatos da Coligação Avança Mais Alagoas, com concentração a partir das 9h, em frente ao restaurante Dragão, na orla de Pajuçara.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
